Quem confirmou a venda de Pinhão foi o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em União da Vitória, Andre Aleixo.
Em entrevista na tarde desta sexta-feira, 1º de abril, o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de União da Vitória, Andre Aleixo, confirmou que a venda e a comercialização do Pinhão no Estado do Paraná está liberada.
Alguns dias atrás o Jornal Gazeta do Povo, divulgou em uma reportagem exclusiva, que nas margens das BRs do Paraná, já estava acontecendo a venda de Pinhão, mas que no momento, a venda e a retirada de Pinhão era crime ambiental.
Segundo Aleixo, a vedação de árvores que venha de encontro com o Pinhão não pode se feito o corte e poda sem a autorização do IAP. Vale ressaltar que nos mês de abril, maio e junho, estão proibidos o corte e pode de árvores.
As normas e as instruções para a colheita, transporte e comercialização da semente estão estabelecidas na portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nº 046/2015. O objetivo da regulamentação é garantir o consumo sustentável e assegurar a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná que é ameaçada de extinção.
Em caso de duvidas entre em contato com o IAP mais próximo e retire as suas vidas. Em caso de denuncia, ligue para o IAP (41) 3213-3700 – Fax (41) 3333-6161no na sede local de União da Vitória na rua Quintino Bocaiúva, 12, ou pelos telefones (42) 3522-3031