Na noite desta segunda-feira, 2, aconteceu a 24ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A Casa abriu as portas à participação do público, de forma menor à capacidade da Casa, que esteve presente obedecendo aos cuidados exigidos, uso de máscaras obrigatórias, distanciamento social e uso de álcool gel. Toda Equipe de Vereadores esteve presente.
Entre as indicações, 4 foram para pavimentação asfáltica, sendo duas do Vereador José Pedro Walck (PSD) no Bairro São Bernardo, do Vereador André Cristiano Henik (SDD) no Bairro Lagoa Dourada e junto ao Vereador Ednilson de Godoy (PV) solicitaram a pavimentação asfáltica no Bairro Nossa Senhora da Salete. Sidnei Lorensini (PSD) solicitou redutor de velocidade no Bairro Nossa Senhora da Salete, o Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) indicou a instalação de um ponto de ônibus no Bairro Ouro Verde. O Vereador Adilson Pires (PP) indicou melhorias nas entradas e saídas no Bairro Rio da Areia e melhorias na iluminação nas proximidades da UNIUV.
Foram votados em primeira discussão e aprovados por unanimidade da Equipe os Projetos de Lei Nº 28/2021 que dispõe sobre instituir o Dia Municipal da conscientização da Síndrome de Down no Calendário oficial de datas e eventos no Município de União da Vitória;
Nº 30/2021 que denomina de Salete Coradin Corrêa o Meu Campinho situado no Conjunto Horst Waldraff no Município de União da Vitória; Nº 24/2021 autoriza a Companhia Municipal de desenvolvimento e habitação – CIAHAB a doar lotes de terreno urbano para a finalidade que indica e dá ouras providências; Nº 30/2021 o qual altera a composição do Conselho Gestor da Cidade de União da Vitória com a modificação da redação no inciso VII do art. 3º da Lei 3637/2008.
Entre os Requerimentos o Vereador Emerson Lourenço Litwiski (PTC) solicitou ao Ministério Público do Estado do Paraná cópias dos procedimentos instaurados em 2019 que visam apuração da ocupação do terreno localizado atrás do antigo Shopping Vale das Cachoeiras, construído em terras pertencentes ao Governo Federal um estacionamento. O Vereador José Pedro Walck (PSB) requereu informações do Cemitério Municipal de União da Vitória incluindo registros de títulos de aquisição, titulares de jazigos, relatórios de taxas e valores recebidos e informações complementares sobre o estado atual do cemitério.
As Moções sugeridas e acolhidas pela Casa de Leis foram direcionadas com aplausos aos Policiais Militares Guilherme Diesel e Juari Graefling do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória os quais acudiram um incêndio no Bairro Distrito de São Cristóvão contendo-o e impedindo que o mesmo tivesse maior gravidade.
Aplausos também à Equipe Destroyers do Colégio Sesi, campeões paranaenses do Torneio de Robótica FLL temporada 2020/2021, onde a equipe esteve presente e recebeu a homenagem. O Voto de Pesar foi direcionado à Senhora Therezinha Falk Storck, mãe de 8 filhos, entre eles o jornalista Marcelo Storck, que sempre esteve envolvido nas Gêmeas do Iguaçu com Projetos Culturais e foi coordenador do Instituto SIM e de algumas Fanfarras da região. Sra Therezinha Storck teve a vida dedicada à família, a comunidade e em ações junto à Igreja Católica e o Grupo Legião de Maria.
A Palavra Livre contou com a participação de diversos Vereadores, um dos assuntos mais mencionados pelos Vereadores Alandra Roveda Grando (PL) e José Pedro Walck (PSD) foi a necessidade de melhorias na Avenida Bento Munhoz da Rocha, necessidade esta que já existe há muitos anos e só piora com o tempo, Alandra comentou que seu pedido em relação à Avenida já vem desde seu mandato anterior.
O Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) finalizou a Sessão mencionando o Evento onde esteve presente no mesmo dia, com o tema de “Retomada Econômica”. Na oportunidade participaram membros do Executivo, SEBRAE, SESC SENAC, ACIUV, CDL, ATEMA e a finalidade foi nada menos do que todos olhando o horizonte para o crescimento econômico pós pandemia.
Em seguida aconteceu a Reunião Extraordinária, onde foram votados dois importantes Projetos de autoria do Executivo, sendo um deles de motivo de muita polêmica. O Projeto Nº 31/2021 o qual dispõe sobre a concessão de subsídios ao sistema de transporte público coletivo urbano em União da Vitória em face da perda de usuários decorrente da pandemia da Covid-19, autorizando o poder executivo a efetivá-lo e dá outras providências. O Projeto deu entrada na Casa de Leis há aproximados 30 dias, foi tema de algumas reuniões entre os Vereadores internamente e ainda junto à própria Equipe da TCI e do Executivo, a fim de sanar todas as dúvidas e chegar à uma conclusão. É certo que, tanto a Empresa quanto a Prefeitura e os Vereadores deixaram claro que não querem onerar ainda mais o usuário. A preocupação de toda a Equipe foi proteger a população de União da Vitória à fim de não deixá-la sem o serviço básico do transporte, o qual neste momento já está deixando a desejar, porém com a ausência do mesmo, seria um caos.
Sendo assim, o Presidente da Mesa convocou os envolvidos para duas reuniões, e a decisão final na Sessão na votação em primeira discussão foi favorável para o fornecimento do subsídio, o qual conforme comentado pela Vice-Presidente da Mesa, Alandra Roveda. “Deixamos claro que não temos alternativa e o que precisamos é manter o serviço à população, caso contrário a Empresa fecha e a população fica sem o transporte”, visto que a Empresa já está trabalhando no vermelho e não teria mais condições na continuidade do serviço ao Município.
Na discussão os votos contrários reclamaram alguns documentos, que conforme o primeiro Secretário Valdecir Ratko (DEM) sugeriu, buscá-los antes da segunda votação. O Vereador José Pedro Walck (PSD) o qual é contador, foi em busca de diversos materiais para análise, e defendeu que a população necessita do serviço. O Projeto foi aprovado com votos contrários da Vereadora Thays Bieberbach (PT), Celso Rocha (MDB) e Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e seguirá para segunda votação provavelmente na próxima semana.
O Projeto Nº 43/2021 foi aprovado em votação única por unanimidade da Equipe, autorizando o Município de União da Vitória a firmar Convênio de Cooperação Técnica com o Município de Porto União no asfaltamento de Ruas que fazem divisa com os dois Municípios, são elas Ruas Alceu Smaniotto, Balduino Bohrer e União da Vitória.
Acompanhe o áudio do vereador e presidente da câmara, Cordovan Neto.
**Assessoria