Ícone do site Rádio Colmeia FM

Vídeo: Holanda zera número de cães em situação de rua; veja como

Foto: reprodução / @nanarude

Que exemplo. A Holanda zerou o número de cães em situação de rua no país. Como? Incentivando a adoção, os cuidados com os animais e elevando as multas contra a violência animal. As medidas práticas e efetivas eliminaram o problema dos animais abandonados e transformaram o país em exemplo para o mundo.

O governo mantém um programa conhecido pelas siglas que significam: coletar, castrar, vacinar e esterilizar e impôs multa a quem agride e vende cachorros.

Tem ainda uma campanha para ter um bichinho em família. Resultado: todos os dias cães são adotados e a procura é imensa.

Incentivos públicos

Quem adota tem direito a serviços veterinários essenciais, como castração, esterilização e vacinação para cães em situação de rua.

Há, ainda, uma polícia só para animais. Os policiais resgatam os bichinhos e também fiscalizam violência e agressões contra os cães, em situação de rua ou não.

Politicamente, um grupo se reuniu e criou o Partido para os Animais, que se concentra na defesa nos direitos e bem-estar dos animais.

Integrante da família

Hoje na Holanda 90% das pessoas têm um doguinho na família.

Pelos cálculos oficiais, 1 milhão de cães agora têm famílias e não ficam mais vagando pelas ruas.

Significado cultural

Para os holandeses, os cães têm um significado cultural: são animais de companhia, de trabalho e, em determinados casos de status. Mas nem sempre foi assim.

Uma epidemia de raiva, no século 19, levou ao abandono de muitos cães nas ruas, provocando uma mudança nas atitudes em relação à posse e saúde de cães.

Na época, foi estabelecido um imposto sobre cães, mas os humanos não conseguiam pagar a tarifa, o que resultou em ainda mais perdas.

Em 1864, foi criada a primeira agência de proteção animal, desde então, os direitos dos animais estão na vanguarda das questões sociais da Holanda.

Rigor na aplicação da lei

Na Holanda, o abuso contra animais é punido com multas pesadas e até três anos de prisão.

Os condenados podem pagar caro: até R$ 1 milhão e ficar três anos atrás das grades.

E o país tem critérios para a população compreender o que é um cão em situação de rua:

Boas lições para serem seguidas no mundo inteiro!  Os bichinhos merecem amor!

Assista:

**Via Só Notícia Boa

Sair da versão mobile