Rádio Colmeia FM

Vídeo: Starlinks são vistos sobre o céu de Santa Catarina

Na noite desta quarta-feira, dia 1º, muitos catarinenses avistaram um grupo de satélites Starlink, que formam uma fila de pontos brilhantes, passando sobre o céu do estado. O registro também foi feito pelo operador da estação de monitoramento de meteoros em Monte Castelo, Jocimar Justino de Souza. No vídeo, o evento que parece um trenzinho de luzes no céu, pode ser visto no canto esquerdo da tela.

Os Starlinks são um grupo de satélites de telecomunicações Starlink, da empresa Space X, de Elon Musk, que são lançados tem por objetivo de fornecer internet de alta velocidade em todo o mundo.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2023/02/Starlinks-sao-vistos-sobre-o-ceu-de-Santa-Catarina-1-1.mp4

Como são muitos, é comum que as pessoas possam avistar alguns grupos no ceú. Jocimar Justino explica que “os satélites possuem painéis e superfícies que refletem a luz do sol e tornam-os visíveis a partir da Terra. E é justamente por isso que muitos os confundem com UFO’s (objeto voador não identificado) ou até mesmo ‘Jesus Voltando’”, relata o observador.

Justino explica ainda que de acordo com o site Heavens-Above, esse grupo de satélites foi lançado em 31 de janeiro de 2023 por um foguete Falcon 9 da Vandenberg Space Force Base, nos Estados Unidos, e o evento, claro, se tornou o assunto do momento nas redes sociais, com várias pessoas compartilhando suas filmagens do espetáculo celeste.

**JMais