Para quem gosta de ver ótimos trabalhos e conhecer a história do Contestado uma sala no Castelinho é o lugar certo.
No mês de outubro é lembrado o mês do Contestado. Muitos eventos estão sendo realizado em Santa Catarina, como homenagens e ações em prol de divulgar este fato que ocorreu de agosto de 1912 até outubro de 1916, nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Na cidade de Porto União a Secretaria Municipal e Cultura e Turismo, realizou na quarta-feira, 21 de outubro, uma palestra para alunos da Rede Municipal e Particular, onde o professor Aluizio Witiuuk, pode repassar num modo simples e dinâmico um pouco da formação da Guerra do Contestado e a divisão das terras, onde hoje se tem as cidades de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), além de chegada da estrada de ferro.
Outro projeto apresentado na Casa Cultural Aníbal Khury, “Castelinho”, que marcou o trabalho de André Luiz Mello Camargo, foi uma exposição com caricaturas de personagem da Guerra do Contestado. Bem a exposição teve um grande numero de visitações, mas vale muito apena dar uma olhada neste trabalho que hoje esta numa sala do Castelinho.
Destacando que nesta semana a Polícia Militar de União da Vitória, completou 39 anos de trabalho em prol de uma segurança melhor a comunidade de União da Vitória e região, onde estes trabalhos foram expostos na entrada do evento da Polícia Militar.
Para você que não teve tempo de visitar está exposição, fica a dica de uma tarde livre passar pelo Castelinho e visitar está sala e ver as caricaturas do Contestado.
Sobre o autor: André Luis Mello Camargo
Nascido em União da Vitória em 02 de abril de 1979, filho de Pedro Moura e Arlete Moura Camargo, interessou-se pelo desenho quando ainda tinha aproximadamente quatro anos.
Tem trabalhos publicados em muitos jornais catarinenses e paranaenses.
A partir de 2006 iniciou-se no aperfeiçoamento de caricaturas, tipo de arte dentro do Cartoon. Fez trabalhos profissionais em agências de Curitiba, Pato Branco, Palmas, Porto União e União da Vitória, entre outras.
É autor de ilustração em revistas, cartilhas, livros e jornais.
Em 2010 iniciou sua participação em Salões de Humor, sendo em 2012 selecionado no Salão de Juiz de Fora – Minas gerais.
Em 2011 foi selecionado no Concurso de Caricaturas do CQC da Band, alcançando o 6º lugar entre 1200 concorrentes.
Em 2012 fez sua primeiro exposição na Casa Cultural Anibal Khury: “Visões Caricatas do Contestado” com 15 trabalhos, hoje acervo da Casa.
O acervo já foi exposto, temporariamente, em vários Municípios Catarinenses e Paranaenses.
Em 2015, no 13º Salão Internacional de Humor de Caatinga – Minas Gerais, conquistou o 1º lugar entre 27 concorrentes nacionais e internacionais recebendo como prêmio, no dia 31 de julho último, como prêmio, uma mesa digitalizadora de desenho.
Está selecionado para o 42º Salão Internacional de Piracicaba, onde irá concorrer com os maiores cartunistas do mundo.
Aulas no Castelinho:
Além da sala, onde está o trabalho do autor André Luis Mello Camargo, a casa Cultural Aníbal Khury, também oferece todas as semanas aulas de música como de artesanato.
Aula de Violão, Teclado e Flauta, na terça-feira e sexta-feira, com o professor Marcos;
Aula de Violão, Cavaquinho e Guitarra, na segunda-feira e sexta-feira, com o professor Fernando.
Aula de Acordeom, na segunda-feira e terça-feira, com o professor João Paulo.
Aula de Artesanato, na segunda-feira, Terça-feira e Quinta-feira, com a professora Adriana.
Quem tiver interesse em estar fazendo as aulas devem ligar no horário comercial no telefone do Castelinho (42) 3523 92 80.
Lembrando que neste mês de outubro, novembro e dezembro o horário de atendimento do Castelinho é das 12h às 18h.