Ícone do site Rádio Colmeia FM

Você sabe o que hipertermia? Saiba o que o calor pode causar na saúde dos cães

Imagem Ilustrativa

Com a chegada do verão e o período de férias em família, humanos e animais aproveitam o clima quente em momentos de lazer em espaços aberto. No entanto, essa mesma atmosfera também pode favorecer casos de alta gravidade para a vida e a saúde dos cães: a hipertermia.

Os principais sintomas da insolação ou internação em animais são: salivação abundante, estado ofegante, cansaço, fraqueza e muita sede; sendo que estes sinais podem evoluir rapidamente para quadros de vômitos, vermelhidão na língua e nas orelhas, diarreia e até convulsões.

Segundo o SD PM Silas, veterinário e responsável pelo Canil da PM de Porto União, deixar um animal dentro de um carro, é algo totalmente proibido. “Já que esse ambiente pode se tornar muito quente em pouco tempo, provocando a hipertermia e até a morte do animal; além de incorrer em crime de maus tratos. A mesma regra vale para os casos onde os animais são deixados presos em correntes expostos ao sol”, finaliza.

Silas lembra ainda que os cães sob a responsabilidade do Canil de Porto União possuem muita versatilidade e contribuem muito no apoio às operações Militares. Porém, no verão, os treinos com os cães são intercalados com longos períodos de hidratação e descanso.

Os cães são tratados com muito zelo e chamados pelos seus nomes de Airon, Bruce, Átila e Rock.

Dica

Oferecer água fresca e limpa em abundância e manter o seu animal longe da exposição ao sol por muito tempo; esses são alguns dos cuidados básicos que um cidadão deve ter para evitar problemas com seu animal de estimação. 

Aos animais de rua, sempre que possível, ofereça água fresca aos mesmos.

Para denúncias de maus tratos ligue para o 190.

Sair da versão mobile