Ícone do site Rádio Colmeia FM

Wagner Wolff e Dr. Ricardo Krzyzanowski, falam sobre as ações de São Mateus do Sul durante a pandemia

Ilustrativa

A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória presta um apoio muito significante trazendo tranquilidade aos municípios da região e São Mateus do Sul é um deles, assim enfatizou o secretário de Saúde Wagner Wolff, que participou do programa Jogo Aberto da Radio Colmeia no sábado, 13 de junho. O chefe da 6ª Regional, Dr. Ricardo Krzyzanowski, também participou do programa.

Secretário de Saúde de São Mateus do Sul, Wagner Wolff – Imagem Gisele Ovitski/ Rádio Colmeia

Para Wolff, um dos desafios que acontecem para os gestores de São Mateus do Sul, “é que além do novo Coronavírus, você tem todas as outras patologias acontecendo, então você não pode parar o atendimento”. O primeiro caso confirmado foi de uma paciente que fazia tratamento em Maringá. Ela estava em um hospital que foi vítima de um surto de Covid-19 e acabou vindo a óbito.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/paciente-em-obito.mp3

Como a cidade abriga a industrialização do xisto, muitas pessoas de outros municípios chegam para trabalhar, sendo um fluxo diário e constante. Também muitos munícipes de São Mateus do Sul circulam em outras regiões, como Canoinhas e Três Barras, para trabalhar. Em específico esses dois municípios vizinhos tiveram um grande número de casos confirmados, aumentando a atenção da prefeitura e secretaria de saúde em relação aos seus moradores.

Com essa preocupação com os trabalhadores do município, muitos testes são feitos em laboratórios particulares, o que fez com que o boletim epidemiológico fosse modificado. Nele há uma sessão de “casos não homologados pela Secretaria de Saúde do Paraná”, que são os testes que não passam pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEM) “A gente não coloca ali confirmado de forma absoluta no nosso boletim, porque o LACEM ele tem alguns critérios para poder fazer validação desses laboratórios”, afirmou Wolff.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/boletim-modificado.mp3

Já que não há uma detecção primária para indicar se a pessoa está ou não infectada com a Covid-19, durante o período de inverno, São Mateus do Sul criou uma nova unidade de atendimento específico para atender as doenças respiratórias. A instalação física já está finalizada e os profissionais estão sendo contratados.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/unidade-de-saude.mp3
Chefe da 6ª Regional de Saúde, Dr.Ricardo Krzyzanowski – Imagem Gisele Ovitski/Rádio Colmeia

Segundo o chefe da 6ª Regional de Saúde, Dr. Ricardo Krzyzanowski, serão feitos testes rápidos em todos os funcionários da empresa. “Vamos fazer o que chamamos de dupla testagem”, colocou. Em um primeiro momento foram feitos os testes PCR-RT “para saber se estávamos com pessoas na vigência da doença” e agora serão feitos testes rápidos para saber “quais tiveram a doença e quais não tiveram”.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/ricardo.mp3

Um novo hospital está sendo construído também na cidade “com o aporte de 17 milhões do Governo do Estado”, disse Krzyzanowski, viabilizado pelo deputado Hussein Bakri, uma demanda antiga requisitada pela comunidade. A empresa ganhadora da licitação da construção do hospital foi a Construtora Triunfo que já recebeu a ordem de serviço para dar início a obra que pode ser acompanhada pelo site do Hospital Doutor Paulo Fortes.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/ricardo-hospital.mp3
https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/wagner-hospital.mp3

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também já está em andamento por lá. O processo licitatório da construção da base será iniciado o quanto antes e a lei que autoriza da implantação do SAMU também será sancionada. Lembrando que o SAMU vai responder atender os nove municípios “serão duas unidades de UTI móvel que farão o atendimento e mais seis ambulâncias básicas”, afirmou Krzyzanowski

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/samu.mp3
Sair da versão mobile