Ícone do site Rádio Colmeia FM

Walter Jorge Pinto é o novo Bispo da Diocese de União da Vitória

Foto: Comunicação CNBB

O papa Francisco nomeou bispo da vacante diocese de União da Vitória, padre Walter Jorge Pinto, atualmente pároco da paróquia São José Operário em Barbacena (MG), que pertence à arquidiocese de Mariana (MG). A notícia foi publicada nesta quarta-feira, 9 de janeiro, no Boletim da Santa de Imprensa da Santa Sé.

A diocese de União da Vitória esteve vacante desde a morte de dom Agenor Girardi, falecido no dia 08 de fevereiro de 2018, vítima de um quadro infecioso grave, que o levou à falência múltipla dos órgãos.

A informação do nome do novo Bispo de União da Vitória, foi feita às 9h horário de Brasília e 12h, em Roma, e na cidade de União da Vitória, no altar da Catedral Coração de Jesus. O padre e atualmente administrador da Diocese Mário Glaab, fez a leitura da carta e em seguida o padre Francisco Marcelo de Lara, fez a leitura da carta enviada pelo novo Bispo da Diocese de União da Vitória para a comunidade.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/01/LEITURA-DA-CARTA-DO-NOVO-BISPO-DE-UNIÃO-DA-VITÓRIA.mp3?_=1

 

Novo bispo:

Padre Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG). Nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. Padre Walter é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia. Sua ordenação diaconal foi no ano de 2001. No ano seguinte, em 1ª de junho de 2002, foi ordenado presbítero pelo servo de Deus dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na arquidiocese de Mariana.

Padre Walter Jorge é, atualmente, pároco da paróquia São José Operário, na cidade de Barbacena. Em sua trajetória, foi pároco da paróquia de São João Batista, em Viçosa, administrador paroquial da paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), e vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa. Membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana, padre Walter também assessora a Pastoral Familiar.  Por três anos foi vigário episcopal. Também atou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

 

A diocese:

Padre Walter Jorge chegará à diocese do centro-sul paranaense contando, de acordo com os dados divulgados no site oficial, com 37 padres, nove diáconos permanentes e cerca de trinta religiosas. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades, uma população de cerca de 350 mil pessoas, distribuídas em 14 municípios: União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.

Sair da versão mobile