Ícone do site Rádio Colmeia FM

Workshop analisa potencial turístico em Porto União

Foto: Grupo Eco&Eco

No último dia 2 de setembro, o gestor de projetos de inovação do grupo Eco&Eco, Wilson Miguel, realizou um workshop com o tema diagnóstico turismo sustentável. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu interessados em prosperar o setor turístico do município. Com 20 anos de mercado e 157 projetos realizados em todas as regiões do país, a empresa tem cases de sucesso que se espalham pelo Brasil e são referência na região Sul. Entre eles, está a cidade de Itá, no oeste de Santa Catarina, que além de inventariar, diagnosticar e planejar o desenvolvimento sustentável, dobrou o valor das receitas arrecadadas com o turismo no último ano.

Porto União

Com o propósito de compartilhar conhecimento, os participantes do workshop tiveram em primeira mão o diagnóstico turístico do município e uma representação gráfica na qual encontram-se os oitos pilares básicos do desenvolvimento sustentável.

O grupo, ao analisar o potencial turístico de Porto União, identificou que já existem produtos e atrativos que precisam ser potencializados e uma gama enorme de outros atrativos e produtos que podem ser lançados no curto prazo, tornando o município referência turística regional e alavancando a arrecadação do município.

Além de identificar que existem três pontos (planejamento, Integração social e divulgação) que precisam ser trabalhados, o Grupo Eco elaborou um plano de ações que foram entregues a Secretaria de Turismo e ao Conselho Municipal do segmento, com prazos e metas específicas. Entre elas estão: inventário turístico, diagnóstico, definições de vocações turísticas, pesquisa, análise e desenvolvimento do plano de obras e produtos, definição de público alvo, entre outros.

 

Turismo Sustentável

Foto: Grupo Eco&Eco

Apesar do turismo sustentável ser uma missão desafiadora, a Organização Mundial do Turismo, o Ministério do Turismo e os estudos do Ministério do Turismo apontam a atividade turística como oportunidade única de fazer avançar as esferas econômica, social e ambiental, além de ser a atividade com maior poder de crescimento no curto prazo.

Segundo Wilson Miguel, gestor de projetos da empresa, um dos primeiros passos para o desenvolvimento de ações e projetos sustentáveis é conhecer e saber exatamente em qual posição encontram-se os oitos pilares básicos do desenvolvimento sustentável. Esse programa utiliza-se de um conjunto de ferramentas e metodologia aplicada para um diagnóstico preciso que permite orientar as próximas ações.

Sair da versão mobile