Diante da pandemia ocasionada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), os padres de Porto União se reuniram com o Bispo da Diocese de Caçador, Dom Severino Clasen, da ordem franciscana, e decretaram algumas medidas de segurança para as igrejas da diocese, na quarta – feira, 18.
Nesta manhã, o Padre da Paróquia São Pedro e São Paulo de Porto União, Fábio Farias, compareceu ao estúdio da Rádio Colmeia, ressaltando a decisão repassada em reunião, sendo que até segunda ordem, foi declarada a suspensão da catequese com crianças e adultos, vivências, encontros, celebrações e ritos do Processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC). Visitas a doentes e idosos apenas serão realizadas em casos de extrema urgência. Celebrações eucarísticas ordinárias com fiéis estão canceladas.
Essas celebrações poderão ser acompanhadas pelos meios de comunicação como televisão, rádio, WEB rádio, Facebook e outras mídias. Já as celebrações da Semana Santa serão realizadas igualmente sem a presença de fiéis. As igrejas estarão abertas durante o horário de expediente, limpas, iluminadas e ventiladas, disponibilizando álcool em gel na entrada. As secretarias paroquiais e a Cúria Diocesana, estarão funcionando apenas com o expediente interno e o atendimento ao público será apenas com hora marcada, se necessário.
Estão suspensas também as celebrações da Via Sacra, procissões, novenas e celebrações penitenciais na igreja. Sacramento do Batismo será realizado apenas em caso de extrema necessidade. Casamentos são orientados a transferir datas ou ter cerimônia apenas com a presença do sacerdote/diácono e duas testemunhas. Para cerimônias fúnebres, serão realizadas preferencialmente no cemitério, em local aberto e ventilado.
Confira na íntegra o decreto: Decreto Dom Severino