O suspeito de planejar um homicídio envolvendo briga entre facções foi preso no final da tarde de segunda-feira, 5 de outubro. A Polícia Civil de União da Vitória encontrou o rapaz de 24 anos no bairro São Braz.
Ele é apontado como suspeito de planejar e fornecer a arma para o crime de homicídio no dia 29 de junho, em que um rapaz foi morto por engano no bairro São Brás. No confronto um jovem de 19 anos e um homem de 31 anos morreram.
Na noite do ocorrido, os autores chegaram na casa em que iriam executar o crime e encontraram um rapaz na parte de fora da residência, sendo esse atingido por disparos e vindo a óbito no local. Mas ele foi confundido com o real alvo dos indivíduos, pois estava escuro e os dois possuíam características físicas semelhantes.
O homem que seria o real alvo daquela noite, era responsável pela residência e estava dentro da casa e, após ouvir os tiros, se trancou no quarto com sua esposa e filhos.
A Polícia Civil descobriu em suas investigações que o rapaz preso, além de planejar o homicídio, também forneceu a pistola utilizada. Ele orientou os autores de como não deixar provas do crime e nem como serem descobertos pela polícia.
Apesar da vítima ser morta por engano, o crime foi uma represália e vingança de outro rapaz morto a tiros no dia 21 de setembro no Conjunto Horts Waldraff, devido a rivalidade entre facções criminosas.