Do tempo de Colonial Federal Cruz Machado ha 60 anos de história » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Do tempo de Colonial Federal Cruz Machado ha 60 anos de história


14 de dezembro de 2012

Foto: Marcelo Kloczko

 

A cidade de Cruz Machado situada no Sul do estado do Paraná, tendo como polo regional a cidade de União da Vitória. Tem como característica o força do homem do campo que faz de tudo para a sua produção ser rica, e realiza com satisfação a produção de alimentos de qualidade vindo da terra de um povo que luta desde o surgimento do município.

Outro ponto forte de Cruz Machado é produção de erva mate, tradicional na região e grande exportador de mate para todo o Brasil. Com essa força na erva o município tem, como marca a Festa da Erva Mate de Cruz Machado, que acontece todos os anos.

 

O caminho para a cidade

 

Quem vai até a cidade de Cruz Machado, pega uma estrada a conhecida PR 447, que faz com que o ar do interior seja sentido e logo possa ver as belas imagens que se pode ver as margens da estrada. A criação de vacas e terneiros, ovelhas e a beleza do símbolo do Paraná o Pinheiro Araucária.

Ao chegar à cidade, muitas pessoas podem até pensar que a  estrada é sem saída. Mas muito pelo contrario ao dobrar para a direita o visitante poderá conhecer a cidade de Cruz Machado, que a cada dia está crescendo e o visitante é bem recebido por um povo alegre e que tem orgulho de viver em sua cidade.

 

Os pontos da história da cidade

 

Cruz Machado também é conhecida por ter uma cultura e principalmente por valorizar os costumes. Um deles a colonização Ucrânia que faz com que a cultura seja sempre revivida em seus projetos como na alimentação e objetos que marcar a cultura de um povo.

Ao se realizar um passeio pelo município, o visitante tem a oportunidade de conhecer lugares da história como a praça central, ponto fundamental de lutas e de boa conversa da população. O museu é outro ponto que faz com que o visitante faça uma viagem na história da pequena cidade da erva mate. Mas Cruz Machado tem muito mais que beleza no centro, o interior tem muito a oferecer para tem um tempo para conhecer o tempo de Colonial Federal Cruz Machado, até hoje em que o município está completando os seus 60 anos de história.

 

 

O surgimento de Cruz Machado

 

A extensão territorial que abrange o município de Cruz Machado foi palco de memoráveis bandeiras e incursões exploradoras a partir do século XVII.

A incursão que daria maior base de sustentação, para posterior povoamento da região, foi realizada pelo Capitão Antônio da Silveira Peixoto a mando do Governador da Capitania de São Paulo (nesta época o território paranaense denominava-se 5ª Comarca de Curitiba e era jurisdionado à Capitania paulista).

O ano de 1880 marca a chegada à região do Coronel Amazonas Marcondes, que se fixou à margem esquerda do Rio Iguaçu, gerando mais tarde o município de Porto União da Vitória. O Coronel Amazonas fundou uma companhia de navegação, trouxe progresso, estabilidade social e econômica ao lugar e conseqüentemente a região, na qual se inseriam os fundamentos básicos da povoação de Cruz Machado, que recebeu este nome em homenagem ao Senador da República Antônio Cândido Cruz Machado, que foi importante figura que colaborou com a emancipação política do Paraná.

Registra-se o primeiro morador da região do atual município de Cruz Machado, o polonês Jeromin Durski, que se tornou uma das mais notáveis figuras que a imigração eslava concedeu ao Estado do Paraná. Sua vinda e estabelecimento datam de 1853. Mais tarde a região foi colonizada por imigrantes poloneses, alemães e uranianos. Em 19 de dezembro de 1910, por interesse nacional, foi criado o Núcleo Colonial Federal Cruz Machado, com uma população que se dedicava à extração de erva mate e a produção de cereais.

Logo a Colônia Cruz Machado se traduz em importante núcleo regional e se transforma em Distrito Judiciário, através da Lei estadual nº 1.735 do dia 22 de fevereiro de 1918, com território pertencente ao município de União da Vitória. Sua ascensão à condição de distrito coincidiu com o fim da Revolta do Contestado, cujos reflexos se fizeram sentir na comunidade cruzmachadense.

Com o desestímulo da produção ervateira na década de vinte, ocasionada pela queda do preço no mercado internacional e transferência da hegemonia produtora para a Argentina, a extração de madeiras passou a ser o melhor negócio, com o surgimento de serrarias que ficavam com seus pátios abarrotados de toras de pinheiros ( Araucária Brasiliensis ).

Pela Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, Cruz Machado foi transformado autônomo, desmembrado de União da Vitória. A instalação oficial se deu no dia 14 de dezembro de 1952, sendo que o primeiro prefeito do município foi o Sr. Afonso Nadolny.

 

Foto: Marcelo Kloczko

 

 

 

 

Foto: Marcelo Kloczko

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte de texto histórico: http://www.pmcm.pr.gov.br/cidade.php#

 

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Tombamento de caminhão em Porto União deixa motorista preso por três horas; resgate mobiliza bombeiros e Copel

Por volta das 7h desta quinta-feira (17), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Rua Francisco Feijó no bairro São Pedro, para prestar atendimento de um acidente do tipo tombamento de caminhão.No local foi encontrado um caminhão VW-18310 com placas Mercosul, carregado de lâminas de compensado e que tombou […]

Concerto do Instituto SIM lota Cine Ópera numa noite musical surpreendente

Comprovando excelente fase da reconhecida instituição musical regional, concerto da Orquestra Jazz Sinfônica SIM em parceria com Ministério da Cultura proporcionou muitas homenagens e grande público no Cine Ópera O Ministério da Cultura e o Instituto SIM apresentaram sábado (12) Concerto em Homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Mas o evento transcendeu […]

Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]