Após entregar 220 novas casas, em menos de seis meses da atual gestão, a prefeitura de União da Vitória prepara, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), a entrega de mais 210 residências, sendo mais de 70 casas ocupadas por pessoas que viviam em área de risco. Além da nova moradia, a Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Ciahab) promoveu uma oficina para ouvir os moradores do Conjunto Habitacional Horst Waldraff I, nesta sexta-feira, 14, às 19h no Centro de Convivência da 3ª Idade, distrito de São Cristóvão.
Horst Waldraff I
A diretora-presidente da Ciahab, Marilda Pattene Machnicki, explica que a junção de pessoas oriundas de vários locais e diferentes culturas, naturalmente, acabam causando conflitos na formação de um novo conjunto habitacional, devido as diferenças existente. Sem fugir às suas responsabilidades, a prefeitura, por meio da Ciahab, fez uma reunião com os moradores justamente para ouvir as demandas e buscar soluções. Além disso, anunciou melhorias e deu orientações para o bem estar de todos. Marilda disse que a Ciahab é ciente da necessidade de acompanhar e auxiliar na resolução de problemas existentes dentro do novo conjunto.
A oficina, realizada no Centro de Convivência, serviu para que os moradores apontassem os problemas ocorridos e a Ciahab orientasse um meio de resolver. Caso isso esteja fora de sua ação, viabilizar a solução por meio de uma entidade competente. Além disso, os moradores receberam orientações sobre uma nova linha de crédito para financiar imóveis e eletrodomésticos, ligado ao Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ do Governo Federal e foi anunciado que a prefeitura estará disponibilizando caixas de correio e cesto suspensos para lixo. A vigilância sanitária e a Sanepar, também, orientaram medidas de precaução contra doenças e bem estar.
Guerino Massignan
As 210 unidades habitacionais do Conjunto Residencial Guerino Massignan estão em fase final de conclusão das obras de paisagismo e infraestrutura. A prefeitura aguarda a conclusão da análise de documentação da CEF e o anúncio da data de sorteio e entrega das novas casas. Neste sábado, 15, a partir das 15h as famílias selecionadas irão visitar o conjunto e apontar dez casas que gostariam que fossem suas residências. Marilda explica que esse é um procedimento da CEF para evitar favorecimentos na hora do sorteio. Dentre as dez sugeridas, por meio do sorteio, o mutuário poderá escolher aquela que deseja, caso outro futuro morador não a tenha sido sorteado anteriormente e optado pela casa.
A prefeitura está disponibilizando transporte para levar os moradores selecionados até o conjunto no bairro Bom Jesus. Um ônibus sairá do bairro Limeira, passando pelo Cras do Rocio; outro do bairro João Paulo II, passando pelo Cristo Rei e São Joaquim e o 3º saem da frente da Ciahab. Todos partem às 14h e passam próximo ao mercado Glória no distrito de São Cristóvão.
O vice-prefeito, professor Jair Brugnago, e a diretora da Ciahab visitaram as casas. Professor Jair enaltece que a prefeitura, após ter relocado 50 famílias do final da rua Cruz Machado, agora faz a relocação de mais 71 famílias de áreas de risco e sem posse para o novo conjunto. Segundo ele, o prefeito Pedro Ivo Ilkiv estabeleceu essa meta e comemora a retirada dessas famílias e remoção para locais dignos e com qualidade de vida. “Fico muito feliz de ver esse novo conjunto quase pronto”, reforça. Professor Jair menciona, ainda, dentro de alguns dias a administração anuncia mais casas populares.