27º BPM divulga orientações para comportamento de torcedores no esporte » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

27º BPM divulga orientações para comportamento de torcedores no esporte


16 de junho de 2023

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira,15, o 27º Batalhão da polícia militar de União da Vitória divulgou um documento, que versa sobre algumas orientações aos torcedores sobre comportamentos adequados aos eventos esportivos. Leia o documento na integra:

Prezados torcedores, Com base no art. 158 da Lei Geral do Esporte, que alterou o Estatuto do Torcedor, que estabelece as condições de acesso e permanência do espectador no recinto esportivo, o 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória – PR produziu o presente documento a fim de orientar a todos sobre as medidas a serem seguidas durante os jogos de futebol em nossa cidade, visando garantir a segurança, o respeito e o ambiente festivo nos estádios.

Para tanto, é necessário seguir as seguintes orientações:

 1. Portar ingresso válido: É indispensável que todos os torcedores estejam de posse de um ingresso válido para acessar o recinto esportivo. A apresentação do ingresso é obrigatória para o acesso.

 2. Não portar materiais de violência: É proibido portar ou utilizar materiais que possam ser utilizados para a prática de atos de violência, como objetos cortantes, armas ou qualquer instrumento que represente perigo para a segurança dos presentes.

3. Consentir com a revista pessoal: Todos os torcedores estão sujeitos à revista pessoal de prevenção e segurança, a qual deve ser consentida para garantir a integridade de todos.

4. Não portar ou ostentar mensagens ofensivas: É proibido portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas. Além disso, é vedado entoar cânticos que atentem contra a dignidade da pessoa humana, incluindo aqueles de caráter racista, homofóbico, sexista ou xenófobo.

5. Não arremessar objetos no interior do estádio: É estritamente proibido arremessar objetos de qualquer natureza no interior do recinto esportivo. Tal comportamento coloca em risco a segurança de todos os presentes.

6. Não portar ou utilizar fogos de artifício ou engenhos pirotécnicos: É vedado o porte ou uso de fogos de artifício, bem como de quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos. Esses materiais representam riscos de incêndio e podem causar danos às pessoas e ao patrimônio.

7. Não incitar ou praticar atos de violência: É imprescindível que os torcedores se abstenham de incitar e praticar qualquer tipo de ato violento dentro do estádio, independentemente de sua natureza.

8. Não invadir a área restrita aos competidores: É proibido invadir ou incitar a invasão, de qualquer forma, da área restrita aos competidores. O respeito aos limites do campo de jogo é essencial para a segurança de todos.

9. Não estar embriagado ou sob efeito de drogas: É proibida a entrada ou permanência de torcedores que estejam embriagados ou sob o efeito de drogas, a fim de evitar comportamentos inadequados e prevenir possíveis confrontos.

10.Não utilizar bandeiras para fins não festivos: É vedado o uso de bandeiras, inclusive com mastro de bambu ou similares, para fins que não sejam de manifestação festiva e amigável. Destacamos que o não cumprimento dessas condições poderá resultar na impossibilidade de acesso ao recinto esportivo ou, caso já dentro do estádio, no afastamento imediato do local. Além disso, poderão ser aplicadas sanções administrativas, civis ou penais, conforme cabíveis.

Por fim, reforçamos a importância de todos os torcedores cooperarem para que os jogos ocorram em um ambiente seguro, harmonioso e marcado pela valorização do esporte, de modo que seja possível desfrutar das partidas com respeito, promovendo uma experiência positiva a todos os envolvidos.

** Via Portal da Cidade União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Ambulância da prfeitura de Bituruna se envolve em acidente na PR-170

Nesta terça-feira (18), por volta das 5h10min, na altura do km 553 da rodovia PR-170, próximo ao trevo da BR-153, na conhecida Serra de Santa Rosa, a ambulância da Fundação de Saúde de Bituruna colidiu na traseira de um caminhão de transporte de lâminas.O motorista ao avistar o caminhão tentou frear a ambulância, porém, devido […]

PL declara utilidade pública a Associação Futuro Craque

Na noite de ontem foi aprovado em segunda discussão, em unanimidade, na Câmara de Vereadores de União da Vitória o Projeto de Lei 10/2024, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futuro Craque. O Projeto é de autoria do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), nome conhecido não só como incentivador do esporte […]

IAT apresenta ao setor produtivo adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná

Após uma série de estudos internos, o Instituto Água e Terra (IAT) finalizou o texto de revisão da Resolução Sedest nº 15/2020, que regulamenta a atividade de suinocultura no Paraná. A proposta será apresentada ao setor produtivo e entidades ligadas ao agronegócio nesta terça e quarta-feira (18 e 19) durante evento na sede do Sindicato Rural de […]