Mais de 300 alunos dizerem não as drogas em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mais de 300 alunos dizerem não as drogas em Porto União


13 de dezembro de 2013

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

Na noite desta quinta-feira, 12, foi realizada mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na cidade de Porto União.

O evento aconteceu no Cine Teatro Ópera, e contou com a presença da comunidade local que superlotou a capacidade de local para ver ao mais de 300 alunos, que trabalharam com os policias militares de Porto União, no Proerd.

A mesa de autoridades foi composta por militares pessoas ligadas a educação e o prefeito de Porto União Anízio de Souza, foi representado pelo secretario de Educação Bento Trindade Junior.

Após a mesa de autoridades composta o Hino Nacional, foi cantado e em seguida um vídeo com algumas imagens do trabalho realizado em sala de aula neste ano de 2013, foi apresentado.

No final do curso todas as crianças realizaram em sala uma redação sobre o Proerd, e o que vão levar em suas vidas.

Uma das redações lidas foi da aluna Sabrina de Souza, que relatou a importância do Proerd, e também os ensinamentos de ficar longe das drogas e da violência. Na oportunidade a redação da aluna foi lida por sua professora, pois a aluno tem um problema de saúde na infância e não pode falar.

Depois das redações foi chamado ao palco do Cine Teatro Ópera, cada diretor com dois alunos para receber os certificados do Proerd.

A noite para as crianças terminou com muita festa e com um ensinamento de ficar cada dia longe das drogas e da violência.

As escolas que foram realizadas a ação do Proerd foram:

 

Escola de Educação Básica Nilo Peçanha;

Colégio Santos Anjos;

Núcleo educacional João Fernando Sobral;

Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga;

Núcleo Educacional da Lança;

Colégio Cosmos;

Núcleo Educacional do Legru;

Núcleo Educação Frei Deodato;

Escola de Educação Básica Balduíno Cardoso;

Escola de Educação Básica Clementino Brito;

 

No total foram 316 alunos, que receberão os seus certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

 

O que é o Proerd:

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd é a adaptação brasileira do

programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]

Operação da Receita Estadual apreende R$ 2,2 milhões em mercadorias com fraudes fiscais

A 5º Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava promoveu nesta semana uma operação externa de fiscalização para verificar a existência de notas fiscais irregulares em cargas transportadas e combater ações de sonegação fiscal que prejudiquem a concorrência leal e resultem na evasão de ICMS. De acordo com balanço parcial, a equipe de fiscalização verificou […]