O sonho de muitas pessoas, é terminar os estudos. No passado muitas pessoas não tinham a oportunidade por vários problemas de família ou ate mesmo tinha que ajudar a família para se obter o alimento.
Mas com o passar dos anos o assunto educação volta a ser algo importante, para muitas destas pessoas que tiveram que parar de estudar.
No município de Porto União, foi aprovado no ano de 2010, o projeto que regulamenta o projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Porto União, o EJA é municipalizado por meio do decreto 389.
Rute dos Santos Renner, é a responsável de orientação do projeto no município. Rute comenta que cabe ao município, no momento, atender as turmas em fase de alfabetização. O Ensino Médio é de responsabilidade do governo e no município é coordenado pela professora Marilene Turella do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja).
Participam cerca de 520 alunos nas séries de alfabetização e cerca 800 estudantes no Ensino Médio. As turmas estudam por dois anos. No dia 27 de outubro acontece a formatura da primeira turma do EJA municipalizado. “O nosso objetivo com a Educação de Jovens e Adultos é erradicar o analfabetismo no município”, explica Rute.
Além de Rute, integram a equipe do Eja, Arlete Tabaca Cardoso e Eliane Stringhini.
Regulamentação
O EJA é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB ou lei nº 9.394. de 20 de Dezembro de 1996).