62% das cidades catarinenses não registraram nenhum homicídio em 2021 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

62% das cidades catarinenses não registraram nenhum homicídio em 2021


7 de julho de 2021

Santa Catarina nunca alcançou uma queda tão expressiva no registro de homicídios, em comparação com a série histórica: nestes últimos seis meses, de acordo com dados divulgados pela Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, mais da metade das cidades catarinenses (62%) não tiveram nenhum registro de assassinato. Isso significa que, em 189 municípios, não houve um crime sequer deste tipo. Além disso, segundo a última pesquisa divulgada pelo Atlas da Violência do IPEA, Santa Catarina tem hoje a segunda menor taxa de homicídios do país, nos três grupos pesquisados: gerais, jovens e mulheres.

Diversos fatores contribuem para a diminuição deste tipo de crime em Santa Catarina, que vem registrando queda desde 2018. Uma das primeiras mudanças na área da segurança pública que pode explicar este cenário é a criação, em 2019, do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, que repassou às instituições de segurança total autonomia gerencial e financeira, dando mais agilidade para obtenção de recursos e equipamentos, e também no fluxo de trabalho de cada uma.

As forças policiais receberam recursos e reforços de pessoal. O último, e maior já realizado na história de SC, foi R$ 343 milhões, destinados à melhoria de viaturas, armamentos e sistemas de tecnologia. Somente nos últimos dois anos, a segurança também teve o efetivo reforçado com mais 1.000 soldados e 70 oficiais para a Polícia Militar, 299 policiais civis, 94 novos peritos, além de 292 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar de SC.

Nas ruas, o trabalho é intensificado no combate à criminalidade. Só a Polícia Civil realizou 687 operações policiais neste primeiro semestre do ano, sendo 32% para combate ao tráfico de drogas, 15% no enfrentamento dos crimes de roubo e furto e 11% para homicídio doloso.

A Polícia Militar tem trabalhado 24 horas operacionalmente, e, através dos seus sistemas de inteligência, identificando e apreendendo grandes quantidades de drogas diariamente, tanto pela Operação Narcos tanto quanto pela Operação Barriga Verde. O objetivo é tirar Santa Catarina da rota do tráfico, diminuindo assim as mortes decorrentes da guerra entre facções e dos delitos provenientes do consumo e do comércio de drogas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]