IDHM de Porto União é o mais alto do Planalto Norte » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

IDHM de Porto União é o mais alto do Planalto Norte


31 de julho de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Divulgação

Porto União comemora o resultado divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), alcançando índice 0,786.  Dos municípios que compõem a região do Planalto Norte, Porto União está em primeiro lugar, o que indica uma melhoria nos quesitos levados em consideração pelo estudo, saúde, educação e renda.

Em comparação com as 5.565 cidades brasileiras, Porto União alcançou a posição 87ª. Em relação aos 293 outros municípios de Santa Catarina (hoje são 295 cidades no estado), Porto União ocupa a 21ª posição.

Com um comparativo nos dois últimos dados, Porto União manteve um crescimento médio. Em 1991 o número chegou a 0,536; em 2000 obteve 0,666; atingindo agora em 2012 (último resultado) a 0,786, sendo esse considerado IDHM de desenvolvimento alto.

Segundo análise do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, de 1991 até agora, Porto União teve um incremento no seu IDHM de 46,64% nas últimas duas décadas, abaixo da média de crescimento nacional (47,46%) e acima da média de crescimento estadual (42,54%).

No quesito longevidade o número alcançado foi de 0,891; na questão de renda Porto União alcançou 0,752 e na questão educação os dados apontaram um crescimento grande, comparado a 1991 (0,331), chegando agora a 0,724.

 

O que é IDHM?

 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

 

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

 

Para consultar o índice basta acessar:

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/perfil/porto-uniao_sc

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]