Pela primeira vez foi realizada, na tarde desta terça-feira, 6, a Conferência Municipal de Cultura no município de União da Vitória. Em março de 2012 foi instituída a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A conferência, deste ano, serve para regulamentar o Conselho Municipal de Política Cultural. Posteriormente será criado o Fundo Municipal de Cultura e um Plano Municipal para o setor, ambas as ações puxadas pelos membros do Conselho.
Na abertura os presentes foram agraciados por apresentações culturais proporcionados por Joni Gleich (acompanhamento) e Lenize Mielke (intérprete). O hino de União da Vitória foi cantando pela professora Sandra Corrêa.
O vice-prefeito, professor Jair Brugnago, representou a administração municipal e justificou a ausência do prefeito Pedro Ivo Ilkiv. “Porque nesse momento está acontecendo, também, um trabalho muito importante num debate e planejamento sobre a agricultura”, relatou se referindo as reuniões estratégicas organizadas pela prefeitura das quais o prefeito tem participando e que visam o planejamento organizado e melhorias nos serviços prestados. Jair Brugnago destacou a presença do vereador Luilson Schwartz (Batata) na Conferência, representando os vereadores. Ainda, ele mencionou a importância de abrir mão das atividades pessoais e estar no evento discutindo o plano para o setor, trazendo novas ideias e formatando propostas. “Parabéns a todos por estarem contribuindo com o nosso município, com a cultura e com arte”, disse. O vice-prefeito salientou também a necessidade do poder público dar apoio e suporte para todas as expressões culturais e seus agentes, disponibilizando espaços e divulgando seus trabalhos.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Delbrai Augusto Sá, agradeceu aos presentes pela participação e elogiou o trabalho da equipe que organizou a conferência. Delbrai relatou a importância de apresentar as demandas e fazer a defesa delas, futuramente, nos dias 14 e 15 de setembro em Guarapuava, na Conferência Estadual e em seguida na Conferência Nacional. O diretor enalteceu o desprendimento dos participantes em deixarem de lado seu descanso, afazeres ou trabalho para discutir propostas culturais. Ele também falou sobre o tema abordado ‘Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura’ e relatou a necessidade de superar os desafios existentes no setor. Estes foram distribuídos em quatro eixos temáticos, distribuídos em grupos de trabalho. No final do evento foram votados e eleitos os delegados que irão a Guarapuava.