Porto União realiza atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União realiza atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno


8 de agosto de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Teve início no dia 1° de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno com a proposta de conscientizar e incentivar as mamães a alimentar exclusivamente com leite materno seus bebês durante os seis primeiros meses de vida. Em Porto União, o trabalho é intenso durante o mês inteiro de agosto, quando toda a população é informada de maneira mais abrangente sobre os benefícios da amamentação.

Com isso, a Secretaria de Saúde de Porto União intensifica as atividades em todas as unidades de saúde com orientações às mães e gestantes sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida. Também estão sendo distribuídos pequenos laços dourados, simbolizando o padrão ouro do leite materno.

“Estamos entregando nas unidades de saúde e em outros pontos da cidade, um pequeno laço dourado, que simboliza a importância da campanha”, explica Ilse Simione Mibach, coordenadora do programa da saúde da criança no município.

O Laço Dourado foi escolhido para representar o apoio e a promoção ao aleitamento materno. O dourado significa que a amamentação é padrão ouro para a alimentação infantil, que é o melhor alimento e que não pode ser comparado a nenhuma outra alternativa. Os lados do laço representam a mulher e o bebe. O nó central significa o pai, a família e a sociedade. As pontas significam o futuro.

Na manhã de terça-feira, 6, o prefeito Anízio de Souza recebeu o seu laço dourado. “Fico muito feliz em ver que a nossa equipe está engajada e preocupada em cuidar bem das nossas crianças e mamães”, afirma o Prefeito. O resultado do trabalho de integração entre as equipes, buscando proporcionar mais qualidade de vida à população, pode ser visualizado com o resultado do IDH de 2010, divulgado na semana passada. Porto União comemora o índice alcançado, o qual colocou o município em 1º lugar no Planalto Norte, 21º em Santa Catarina (293 municípios) e em 87ª posição com relação aos 5.565 municípios brasileiros. Nesse índice além de avaliar a renda e educação é levado em conta a longevidade, entrando nesse aspecto todas as ações desenvolvidas na área da saúde.

 

Sobre a amamentação:

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que, além de garantir uma vida mais saudável ao recém-nascido, a alimentação à base de leite do peito contribui para reduzir em dois terços a mortalidade infantil em todo o mundo.

O leite materno é o alimento ideal para a criança até os dois anos de idade. Ele contém todos os nutrientes, inclusive água, de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida.

 

Vantagens do leite materno:

 

– É o melhor alimento para o bebê;

– é de fácil digestão;

– protege o bebê contra várias doenças;

– transmite amor e carinho, fortalecendo a relação entre mãe e filho;

– não precisa coar, ferver, nem esfriar;

– está sempre pronto em qualquer hora e lugar na temperatura ideal;

– é de graça;

– reduz o risco de câncer de mama e ovário.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]