Acadêmicos da UFSC chegam a Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos da UFSC chegam a Porto União


16 de agosto de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os acadêmicos dos cursos de agronomia e zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chegaram a Porto União na manhã de quinta-feira, 15. O grupo formado por 50 integrantes foi recepcionado pelo prefeito Anízio de Souza e vice-prefeito Aloísio Salvatti em uma reunião no auditório da UnC.

O grupo permanece no município por 21 dias. Nesses dias os acadêmicos irão ajudar, trabalhando e participando no dia a dia e interagindo com os agricultores, trocando experiências técnicas e aprendendo as formas como trabalham na agricultura familiar.

Essa parceria foi possível graças ao contato do vereador Aires Niedzielski que já trabalhava com o professor Oscar Rover e assim surgiu a possibilidade de Porto União participar desta disciplina da UFSC. A organização no convite e escolha das famílias ficou a cargo de Aires ao lado do secretário de agricultura, Roberto Bonfleur, e da médica veterinária da secretaria, Ester Drosdoski.

“Quem tem a ganhar com isso é Porto União. É claro que os acadêmicos também ganharão experiência com isso, mas o ganho maior terá a nossa cidade e os nossos agricultores. Temos que valorizar quem trabalha no interior, pois eles são os responsáveis de levar o alimento para a nossa mesa. Recebemos vocês aqui de braços abertos”, falou Salvatti.

“Queremos agradecer pela escolha de Porto União para receber os acadêmicos e principalmente agradecer a administração municipal e o vereador Aires, e principalmente as famílias que receberão mais um “filho” em casa. A gente estará prestando toda a assistência a vocês nesses 21 dias”, disse o Bonfleur.

Os acadêmicos ficam durante esse período nas casas dos agricultores, mas daqui há 10 dias, os professores retornarão à Porto União para avaliar e passar mais algumas orientações.  O coordenador dos cursos e professor da UFSC, Oscar Rover, agradeceu a todos pela parceria. “Essa troca de experiência permite que os futuros profissionais conheçam a realidade de uma forma bastante aprofundada da nossa agricultura familiar, para quando profissionais, atuarem de uma maneira mais comprometida em auxiliar os nossos agricultores”, explicou o professor.

O contato inicial com a UFSC aconteceu através do vereador Aires que trabalhou por meio da cooperativa com o coordenador do curso. Em seguida a ideia de Porto União receber os acadêmicos foi repassada ao prefeito Anízio que apoiou desde o início. O vereador participou da recepção e falou aos acadêmicos. “Vocês vão encontrar um município bom para viver e trabalhar e com uma grande diversidade na agricultura. É uma grande satisfação e alegria de receber vocês aqui”, destacou.

Para o prefeito esta é uma oportunidade única tanto para os agricultores quanto para os acadêmicos. “Eu quero que vocês compensem esse frio de hoje com o calor humano das famílias que vão receber vocês durante essas três semanas. É muito importante essa vinda, pois terá a troca de experiências, onde vocês vão trazer parte do conhecimento, que poderão ser aplicadas no dia a dia. E vocês também vão adquirir conhecimento dessas famílias”, destacou o prefeito Anízio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]