Exposição Et In Terra Pax é realizada na Casa Cultural » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Exposição Et In Terra Pax é realizada na Casa Cultural


3 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A exposição Et In Terra Pax feita pela artística plástica Jéssica Bindermann e por Marcus Vlad Myszka, Dinarte Guedes e Márcio Roberto, foi aberta na noite de sexta-feira, 30, na Secretaria de Cultura de Porto União – Museu Salustiano Costa Junior, com a presença do prefeito Anízio de Souza. O tema da exposição são os cemitérios de toda a cidade, inclusive os localizados no interior do município.

O trabalho foi elogiado por todos que participaram da abertura da exposição, que acontece até o final do mês. Segundo Jéssica o trabalho foi desenvolvido junto a Secretaria de Cultura e Turismo, com Dinarte Guedes e Marcio Roberto. Ela visitou todos os cemitérios, onde foram tiradas as fotos e partir delas foram feitos os desenhos. “Fomos atrás apenas da estética, de retratar os cemitérios como arte mesmo”, destacou a artista.

“Eles apresentaram o projeto, nós apoiamos e deu certo. Estamos orgulhosos de receber este trabalho aqui na Secretaria. Além de um talento visível nas obras, vocês fizeram com amor. Parabéns pelo trabalho”, disse o secretário de Cultura José Carlos Gonçalves.

A coordenadora da Casa Cultural Anibal Khury, Terezinha Wolf, lembrou que devemos ver de uma forma diferente os nossos cemitérios. “No cemitério de Porto União existe muitas sepulturas de pessoas importantes. E esse trabalho está dando uma puxadinha no que podemos fazer nos nossos cemitérios, mostrando um olhar diferente. Quero parabenizar a todos que participaram”, disse ela.

A ideia surgiu entre Marcus e Jéssica. “Eu sempre gostei muito de desenhar e o Marcus gostava dos meus desenhos, e nós dois gostamos de cemitérios. Achamos que seria interessante juntar as duas coisas trazendo os cemitérios mais perto das pessoas, mostrando que eles existem e muitos não veem e a beleza deles. Também é de interesse da Prefeitura divulgar a cidade, então porque não os nossos cemitérios? Eles são polos culturais, como museus a céu aberto. Muito da nossa história está lá”, explicou Jéssica.

Marcus lembrou quem em outros países os cemitérios são locais turísticos, “Principalmente na França, onde é cobrada a entrada nos cemitérios. Eles são locais que são explorados como pontos turísticos. Um exemplo é o Père-Lachaise em Paris, um dos mais famosos do mundo e que tem em seus sepulcros, esculturas muito bonitas”, disse Marcus.

O prefeito Anízio lembrou que uma exposição assim nunca foi feita e destacou um novo olhar para os cemitérios. “É uma exposição e uma ideia original, quero parabenizar vocês em dar a oportunidade de mostrar nos cemitérios, que além do lado triste, tem o lado belo, pois é um lugar que traz lembranças de pessoas queridas”, destacou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]