Pedro Ivo e Jair cometam sobre as reduções de gastos na Prefeitura » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pedro Ivo e Jair cometam sobre as reduções de gastos na Prefeitura


4 de setembro de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

Na manhã desta terça-feira, 3, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, acompanhado de seu vice, Jair Brugnago, recebeu a imprensa local e regional, bem como lideranças políticas da base aliada, para falar sobre a reforma administrativa, anunciada na semana passada.

Durante o encontro, realizado em seu gabinete, Pedro Ivo reforçou que, a situação financeira da Prefeitura está equilibrada, e que as medidas adotadas visam manter o município em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para a redução dos gastos, foram exonerados 40 cargos em comissão, cortadas funções gratificadas e horas extras. Os funcionários da Prefeitura cedidos a outros órgãos também retornarão para o quadro municipal. “Com a folha de pagamento, a proposta é reduzi – lá em 400 mil reais, por mês, até dezembro deste ano”, explica.

Entretanto, os cortes não afetarão a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Com essas ações vamos potencializar o trabalho e reduzir gastos. Os funcionários que permanecem nos setores manterão a eficiência no trabalho”, reafirma o vice prefeito.

Ainda faz parte da reforma administrativa, a centralização dos serviços financeiros, de contabilidade, recursos humanos, compras e licitações das Fundações e Autarquia, na sede da Prefeitura. Só em relação a Fusa, essas mudanças possibilitarão economia de cerca de 900 mil reais ao ano.

O plano traçado ainda prevê ações para aumentar a receita própria da Prefeitura. E, tendo em vista que, uma das principais fontes de arrecadação dos municípios refere-se ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), e em União da Vitória a inadimplência é de aproximadamente 50%, a administração municipal vai cumprir o que determina a legislação vigente, encaminhando as cobranças para cartório, e em seguida, para execução judicial.

O prefeito Pedro Ivo observa a necessidade de rever o valor venal dos imóveis. Ele compara o número de habitantes de União da Vitória e Porto União, e valor da arrecadação. Com população inferior, o município catarinense arrecada R$ 1,8 milhão a mais.

 

Transparência:

 

Ao final do encontro, o prefeito informou que, a administração municipal disponibilizará a partir deste mês, no Portal de Transparência, informações referentes a salários de funcionários, onde estão lotados, entre outros dados, cumprindo o que determina a legislação.

Pedro Ivo ainda reforça que, as medidas definidas, juntamente com a equipe de governo, têm caráter preventivo. “Todas as Prefeituras estão sofrendo com a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e nós estamos nos antecipando aos problemas que podem ser gerados, futuramente”, enfatiza.

 

Áreas prioritárias:

 

Mais uma vez o prefeito e o vice ressaltam que, os cortes não afetarão as áreas prioritárias. Os investimentos em Educação e Saúde, por exemplo, serão mantidos, em 40% e 25%, respectivamente. Na área educacional, a lei preconiza que seja investido 25%. Já em saúde, 15%. “Estamos investindo 24 milhões de reais a mais do que a Lei nos obriga. Contudo, para continuarmos os investimentos temos que melhorar a nossa receita. Os protestos das ruas solicitam melhorias nestas duas áreas, e União da Vitória vem fazendo justamente isso. Também cuidaremos para que esses valores gastos sejam bem investidos”, finaliza Pedro Ivo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]