Os acadêmicos dos cursos de Zootecnia e Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Florianópolis se despediram de Porto União nesta quarta-feira, 4, após passarem por 21 dias estagiando em casas de agricultores. O estágio faz parte da disciplina denominada Vivência em Agricultura Familiar. No total foram 50 alunos que estiveram na cidade. A despedida aconteceu no salão da UnC.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de ajudar, trabalhar e participar no dia a dia, interagindo com os agricultores, trocando experiências técnicas e aprendendo as formas como trabalham na agricultura familiar. Essa parceria foi possível graças ao contato do vereador Aires Niedzielski que já trabalhava com o professor e coordenador dos cursos Oscar Rover, e assim surgiu a possibilidade de Porto União participar desta disciplina da UFSC.
Todo o processo foi organizado pela secretaria de Agricultura, por meio do secretário Roberto Bonfleur e da médica veterinária, Ester Drosdoski. “Quero agradecer a todos e principalmente as famílias que receberam os alunos em suas casas. Espero que os acadêmicos levem de Porto União uma imagem boa, pois acredito que foram bem recebidos aqui”, disse Bonfleur. A médica veterinária destacou que foi conversado com cada família antes de receber os alunos. “A gente foi de casa em casa, conversar com todas as famílias. Sei que não é fácil receber uma pessoa estranha em casa, mas tudo ocorreu muito bem”, falou.
O vereador Aires que fez a ponte entre administração e a UFSC, agradeceu pelo prefeito aceitar a ideia de imediato e lembrou a experiência que os acadêmicos estão levando para o resto da vida. “Vocês conheceram como é realmente a agricultura familiar, levem isso para o resto de suas vidas. Desde o primeiro momento o prefeito entendeu o objetivo da parceria e apoiou. Quero agradecer o secretário Roberto e a veterinária Ester, que não mediram esforços para que isso desse certo”, destacou.
Mas o coordenador do curso acredita que as parcerias entre a Universidade e a administração não devem parar por aqui. “A gente sempre em cada encontro, faz um esforço para identificar no que a universidade pode auxiliar a administração e fazer parcerias. Alguns professores já querem desenvolver alguns trabalhos na cidade. Isso terá uma sequência”, afirmou.
O vice-prefeito Aloísio Salvatti que é filho de agricultor e trabalhou na agricultura familiar até os seus 14 anos, destacou a dificuldade de viver da agricultura há alguns anos. “Vocês estão de parabéns, quando aprendemos em viver em grupo e dar e receber conhecimento, consegue-se boas experiências. No passado não se investia muito em tecnologia na agricultura, por isso muita gente saiu do interior e eu fui uma dessas pessoas que saiu do interior para trabalhar na cidade, por isso vamos olhar com carinho para o interior, pois sabemos da sua importância”, lembrou.
O prefeito Anízio lembra que as experiências assim são importantes e que devem ser levadas para o resto da vida. “Isso é uma experiência muito importante, não tenho dúvida nenhuma que no futuro vão lembrar que em 2013 estavam estagiando em Porto União, contando detalhes que marcaram na vida de vocês”, finalizou o prefeito.