Técnicos da Embrapa e da CPRM conhecem os resultados do pó de basalto » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Técnicos da Embrapa e da CPRM conhecem os resultados do pó de basalto


16 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Porto União recebeu na sexta-feira, 13, a visita de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).  O motivo da vinda deles ao município foi o de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido com o pó de basalto junto a agricultura.

O encontro aconteceu na propriedade do professor e biólogo Bernardo Knapik, em Antonio Candido, interior de Porto União, e contou com a presença do prefeito Anízio de Souza, secretário de Agricultura Roberto Bonfleur, técnicos da Epagri e agricultores. Knapik trabalha com a técnica do pó de basalto como remineralizador de solo, sendo ele pioneiro nesse método na região sul do Brasil.

Bernardo busca o reconhecimento das instituições de pesquisa sobre o uso do pó de basalto na agricultura. “A visita deles já é um reconhecimento ao nosso trabalho. Estivemos participando da 2ª edição do Congresso Brasileiro de Rochagem, em Poços de Caldas, e ali eles já começaram a entender que na verdade estamos na frente em todo o Brasil com o nosso trabalho”, explica o professor.

Knapik tem em sua propriedade o moinho de bolas, nesse espaço é produzido o pó de basalto. A rocha (basalto) é retirada das pedreiras do Jangada (Porto União) e da Luzia (Paula Freitas), é colocada em uma máquina, criada pela própria família Knapik, e por um processo de atrito com outras pedras resulta no pó de pedra. O basalto tem alto teor de potássio e fósforo, essenciais para o crescimento e desenvolvimento da planta. Porém ao realizar a aplicabilidade do produto o professor diz que a orientação é necessária par se obter um bom resultado. “Só neste ano, até o mês de setembro, já temos uma produção que chega a duas mil toneladas, vendidas”, afirma Bernardo. “Algumas organizações da fumicultura, já utilizam o pó de basalto para a sua produção orgânica e tem obtidos bons resultados”, diz.

Carlos Augusto Silveira, engenheiro Agrônomo da Embrapa, explica que como o trabalho deles é desenvolvido por meio de pesquisas a visita a Porto União foi para conhecer de perto como o pó de basalto funciona na agricultura. “A troca de experiências entre produtores e técnicos acontece para disseminar os bons resultados que esse grupo vem obtendo”, afirma.

Já a geóloga da CPRM, Magda Bergmann, explica que essa é uma alternativa para que as rochas sejam melhores aproveitadas. “O geólogo tem como papel, além de outros, caracterizar as rochas e verificar como elas podem favorecer o uso na agricultura, por isso estamos buscando esse entendimento”, explica. “O Brasil importa hoje mais de 70% dos insumos para a agricultura, então essa é uma das necessidades de estudarmos o uso do pó basalto”.

Para o prefeito Anízio de Souza o trabalho do professor Bernardo tem tido resultados efetivos e mostrar isso para técnicos é muito importante para buscar o crescimento desse trabalho. “Precisamos aumentar o consumo desse tipo de mineral na agricultura, pois assim poderemos ter alimentos ainda mais saudáveis”, diz Souza.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

2 respostas para “Técnicos da Embrapa e da CPRM conhecem os resultados do pó de basalto”

  1. JOSE MARTINS DE ALCANTARA disse:

    gostaria de saber a propriedades quimicas e mimerais da rocha gnaisse, qué abundante em quase todas a regiões brasileira.
    A aplicação do pó de rocha é o que o brasil está precisando para dominar a agricultura mundial.

    • marciel disse:

      Bom dia José Martins de Alcantara.
      Se você puder entrar em contato coma Prefeitura de Porto União, na parte de Comunicação, você poderá ter mais informações e até o contato da empresa que fez este trabalho no município.
      O telefone da Prefeitura de Porto União é (42) 3523 11 55

      Grato pela sua participação no site da Rádio Colmeia
      Marciel Borges
      Jornalista responsável pelo sistema digital da emissora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]