Articulação do deputado Hussein Bakri viabiliza condomínio de idosos para União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Articulação do deputado Hussein Bakri viabiliza condomínio de idosos para União da Vitória


14 de dezembro de 2020

Divulgação

Para garantir proteção e atenção à terceira idade, o Governo Ratinho Junior criou o Programa Viver Mais Paraná, que prevê a construção de condomínios exclusivos para idosos ao redor do Estado. Voltados a pessoas de baixa renda com mais de 60 anos, os empreendimentos de R$ 5 milhões cada contarão com 40 moradias adaptadas e completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer. Numa articulação do deputado Hussein Bakri (PSD), a medida será implantada em União da Vitória no ano que vem.

“Garantir dignidade e qualidade de vida para as pessoas de mais idade é uma pauta importantíssima para o Governo do Estado, tanto que foi lançado esse que é o maior programa de habitação do Brasil para a terceira idade. Esse olhar social se destaca por dois aspectos: a população está envelhecendo mais e, nessa idade, já não consegue acessar crédito imobiliário. Por isso, em uma ação junto à Cohapar, foram atendidos os critérios técnicos e conseguimos viabilizar um condomínio do idoso para União da Vitória”, afirmou o deputado Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Divulgação

As 40 unidades de cada condomínio serão destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, com renda de 1 a 6 salários mínimos, sozinhos ou em casal. A prioridade de seleção é para idosos que moram em áreas de risco, com deficiência ou que pagam um valor alto de aluguel que compromete a renda da família. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, mediante o pagamento de um aluguel social correspondente a 15% de um salário mínimo (R$ 156,75 atualmente). Após a desocupação, as unidades serão direcionadas ao atendimento dos próximos inscritos, conforme fila de prioridade do programa. 

As casas terão 42 metros quadrados (sala, cozinha, quarto, banheiro e lavanderia externa) e possuirão adaptações como rampas de acesso, portas maiores e banheiros com barras de segurança. Os moradores vão dispor de ambulatório, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos.

Além de doar o terreno, cada prefeitura ficará responsável por oferecer assistência social, atendimento médico, fisioterapia e psicologia.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]