Mate Experience: Erva-mate do Sul do Paraná é destaque em evento multicultural online » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mate Experience: Erva-mate do Sul do Paraná é destaque em evento multicultural online


15 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação/Facebook

A erva-mate é uma paixão nacional. E o estado do Paraná é responsável por 55% do total da produção de erva-mate do Brasil. Dessa produção, 62% vem do Sul do Paraná, sendo o responsável pela maior produção da melhor erva-mate do mundo. São 14 mil produtores e 47 indústrias ervateiras nos nove municípios que compõem a região.

O segredo é que no sul, a erva-mate é cultivada à sombra das araucárias e outras plantas nativas. Dessa forma, os raios do sol não incidem diretamente sobre a planta, proporcionando sabor suave à erva-mate devido a sua genética. Essa forma de manejo também garante a preservação da mata nativa do Sul do Paraná, que possui tecnologia de ponta e investe constantemente em Certificações Orgânicas, Certificações de Manejo Ambiental, Certificações Internacionais e Indicação Geográfica.

Para valorizar o produto, mostrar a influência da erva-mate na geração de riquezas, de empregos e na cultura regional, nos dias 16 e 17 de dezembro o Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), o Sebrae/PR e a região turística Sul do Paraná promovem um evento multicultural com transmissão ao vivo no canal do Sebrae/PR, das 18h às 21h30.

O evento online acontece dias 16 e 17, das 18h às 21h30

O Mate Experience tem a intenção de mostrar a pluralidade da Erva-Mate, rompendo as barreiras e tornando uma realidade o Sul como referência de qualidade em erva-mate. O evento busca por meio das culturas, da arte, da tecnologia e da experiência gastronômicas conectar as pessoas para gerar novas percepções.

A programação terá palestras com 28 especialistas renomados e experiências para os apreciadores de erva-mate, na culinária, na saúde e bem-estar, em intervenções artísticas e ainda apresentará dicas práticas de como utilizar a erva-mate para além do chimarrão e do chá. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial www.matexp.com.br.

Acompanhe o Mate Experience nas redes sociais Instagram (www.instagram.com/mate.experience) e Facebook (www.facebook.com/mate.experience)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]