União da Vitória e Porto União sinalizam interesse na compra de vacinas contra a Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória e Porto União sinalizam interesse na compra de vacinas contra a Covid-19


Com a demora do Governo Federal em disponibilizar vacinas contra a Covid-19 os Estados e Municípios começaram a agir. Nesta terça feira, 2, a Câmara de Deputados aprovou um projeto de lei autorizando a compra, também do setor privado, de doses das vacinas com registro ou autorização temporária de uso no Brasil. A matéria segue para sanção presidencial.

No Paraná, dos municípios da Amsulpar, União da Vitória, Bituruna e São Mateus do Sul sinalizaram interesse na compra de vacinas, mediante o consórcio com a Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A Assembleia Legislativa do Paraná já tem um recurso aportado no valor de R$200 milhões para a compra de imunizantes.

Ilustrativa

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, é preciso entrar em consenso com os municípios vizinhos com relação a compra. “Temos que fazer um trabalho conjunto, você imagina se Porto União adquirir a vacina e União da Vitória não adquirir, a correria que será”, colocou. Todos os requisitos necessário estão sendo verificados e trabalhados nesse momento.

Dos municípios da Amplanorte, em Santa Catarina, Porto União, Irineópolis e Papanduva mostraram interesse na aquisição de imunizantes. De acordo com o prefeito de Porto União, Elizeu Mibach, há uma reserva de 35 mil doses da vacina para o município. “Nós estamos trabalhando para isso”, disse.

Ao todo, são 649 municípios que se manifestaram até a manhã dessa quarta-feira, 3. As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira, 5. A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]