Notebook doado pelo CEJUSC é ferramenta para manter aluna na escola » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Notebook doado pelo CEJUSC é ferramenta para manter aluna na escola


17 de março de 2021

Imagens: CEJUSC

A permanência das escolas fechadas, sem aulas presenciais, impõe a necessidade de que os estudantes se conectem ao sistema de ensino por meio de plataformas virtuais ou apenas acompanhem as aulas por meio de material impresso. Disso a retomada da campanha de doação de celulares, tablets, computadores e notebook, pelo CEJUSC, para destinar aos estudantes sem condições econômicas para comprar. Ana Luiza Veloso Martins é exemplo de aluna que, com o repasse de um notebook, permanece estudando, motivada, mesmo nestes tempos difíceis de pandemia.

A campanha ‘Ajude um Aluno’ foi iniciada em 2020 e já atendeu em torno de 70 estudantes de escolas municipais estaduais e federal da região. Numa iniciativa do CEJUSC, organizada pela professora Márcia Senka Tonkio e coordenada pelo juiz Carlos Mattioli – tendo apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), Varas Criminais da Comarca, Uniuv, empresários e colaboradores. Após receber os equipamentos o programa prevê o prévio preparo para a entrega aos alunos.

Para receber um equipamento, antes é feita uma entrevista socioeconômica, seguida da avaliação da frequência e o aproveitamento escolar do futuro beneficiário. Ana Luiza está matriculada no Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira, bairro São Sebastião – União da Vitória, e precisou se adaptar para ter acesso às aulas e enviar suas atividades. Porém, cursando o 6° ano ela não tinha os equipamentos para acompanhar o conteúdo on-line e foi beneficiada pela campanha do CEJUSC.

A realidade econômica da família não permitia a compra. Inicialmente, conforme a diretora Janete Sebben, a aluna dedicada, com excelentes notas e aproveitamento escolar, teve que optar pelas atividades impressas entregues a cada 15 dias. A direção foi procurada pela equipe do CEJUSC, ao comando de Carlos Mattioli – junto do NRE, para saber se havia na instituição mantinha alunos matriculados com dificuldade de acesso virtual às aulas.

Por conta da campanha e recebimento de equipamentos, a aluna foi selecionada pelo seu excelente desempenho escolar e recebeu um notebook das mãos de Carlos Mattioli.  “Desde então Ana continua utilizando o equipamento para seus estudos e continua se destacando”, frisa a diretora. Segundo Janete Sebben, no ambiente de estudo “se destaca o computador doado por uma campanha tão importante que está fazendo a diferença na vida escolar de Ana Luiza”.

Em agradecimento por ter recebido o notebook, a menina escreveu uma carta para Carlos Mattioli. Nela fez o agradecimento pelo equipamento recebido e é solidária com outros estudantes que carecem de doações para permanecerem estudando. “Estou na torcida que outros alunos [possam] sentir a mesma felicidade que senti naquele dia. Estou me esforçando muito para tirar boas notas e [participando] de todas as aulas”, relatou.

Serviço: qualquer interessado em doar pode acionar o CEJUSC via redes sociais (e-mail: rededeajudacejusc@gmail.com; Instagram: @cejuscuniao; Facebook: Vara da Infância, Juventude, Família e Anexos de União da Vitória e CEJUSC – União da Vitória). A equipe CEJUSC desloca-se para buscar os aparelhos e computadores em casa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]