Notebook doado pelo CEJUSC é ferramenta para manter aluna na escola » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Notebook doado pelo CEJUSC é ferramenta para manter aluna na escola


17 de março de 2021

Imagens: CEJUSC

A permanência das escolas fechadas, sem aulas presenciais, impõe a necessidade de que os estudantes se conectem ao sistema de ensino por meio de plataformas virtuais ou apenas acompanhem as aulas por meio de material impresso. Disso a retomada da campanha de doação de celulares, tablets, computadores e notebook, pelo CEJUSC, para destinar aos estudantes sem condições econômicas para comprar. Ana Luiza Veloso Martins é exemplo de aluna que, com o repasse de um notebook, permanece estudando, motivada, mesmo nestes tempos difíceis de pandemia.

A campanha ‘Ajude um Aluno’ foi iniciada em 2020 e já atendeu em torno de 70 estudantes de escolas municipais estaduais e federal da região. Numa iniciativa do CEJUSC, organizada pela professora Márcia Senka Tonkio e coordenada pelo juiz Carlos Mattioli – tendo apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), Varas Criminais da Comarca, Uniuv, empresários e colaboradores. Após receber os equipamentos o programa prevê o prévio preparo para a entrega aos alunos.

Para receber um equipamento, antes é feita uma entrevista socioeconômica, seguida da avaliação da frequência e o aproveitamento escolar do futuro beneficiário. Ana Luiza está matriculada no Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira, bairro São Sebastião – União da Vitória, e precisou se adaptar para ter acesso às aulas e enviar suas atividades. Porém, cursando o 6° ano ela não tinha os equipamentos para acompanhar o conteúdo on-line e foi beneficiada pela campanha do CEJUSC.

A realidade econômica da família não permitia a compra. Inicialmente, conforme a diretora Janete Sebben, a aluna dedicada, com excelentes notas e aproveitamento escolar, teve que optar pelas atividades impressas entregues a cada 15 dias. A direção foi procurada pela equipe do CEJUSC, ao comando de Carlos Mattioli – junto do NRE, para saber se havia na instituição mantinha alunos matriculados com dificuldade de acesso virtual às aulas.

Por conta da campanha e recebimento de equipamentos, a aluna foi selecionada pelo seu excelente desempenho escolar e recebeu um notebook das mãos de Carlos Mattioli.  “Desde então Ana continua utilizando o equipamento para seus estudos e continua se destacando”, frisa a diretora. Segundo Janete Sebben, no ambiente de estudo “se destaca o computador doado por uma campanha tão importante que está fazendo a diferença na vida escolar de Ana Luiza”.

Em agradecimento por ter recebido o notebook, a menina escreveu uma carta para Carlos Mattioli. Nela fez o agradecimento pelo equipamento recebido e é solidária com outros estudantes que carecem de doações para permanecerem estudando. “Estou na torcida que outros alunos [possam] sentir a mesma felicidade que senti naquele dia. Estou me esforçando muito para tirar boas notas e [participando] de todas as aulas”, relatou.

Serviço: qualquer interessado em doar pode acionar o CEJUSC via redes sociais (e-mail: rededeajudacejusc@gmail.com; Instagram: @cejuscuniao; Facebook: Vara da Infância, Juventude, Família e Anexos de União da Vitória e CEJUSC – União da Vitória). A equipe CEJUSC desloca-se para buscar os aparelhos e computadores em casa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]