“Se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita”, diz professor universitário de UVA em aula online » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

“Se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita”, diz professor universitário de UVA em aula online


20 de março de 2021

O estupro está inserido como crime no Artigo 213 do Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Em uma aula online realizada no dia 12, um professor universitário da Uniguaçu de União da Vitória utilizou a frase “Se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita”. 

Durante a explicação de uma aula o professor inicia dizendo “que é algo meu amigo, que você tem que se adaptar. Desculpe meninas, sei que é chulo o que eu vou dizer, mas é aquele ditado: se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita. Essa é uma condição”.

Imagens: Reprodução

O trecho da aula vazou e circulou por diversos grupos de WhatsApp. Grupos do Vale do Iguaçu ligados ao direito das mulheres repudiaram a fala do professor. Na noite desta sexta-feira, 19, a Uniguaçu emitiu uma nota dizendo que pediu desculpas a turma e finalizou dizendo que desligou o professor da instituição.

Acompanhe a nota na íntegra:

O artigo 213 do Código Pena consta que constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, resulta em pena de 6 a 10 anos.

Para o caso do estupro resultar em lesão corporal grave, ou a vítima ter entre 14 e 18 anos, a pena é aumentada, de 8 a 14 anos; se resultar em morte, de 12 a 30 anos.

Lembrando que todo ato sem consentimento das pessoas envolvidas é crime.

No ano de 2017 a instituição registrou problemas com assédio por meio de alunos, que emitiram um comunicado e fixaram em um dos corredores da faculdade. O comunicado dizia para os acadêmicos do curso de Direito deixassem de obstruir o trânsito no corredor em horários de pico. “Gostamos de passar por aí, tendo em vista que suas acadêmicas são uma delícia”, estava escrito em seguida.

Ao final do comunicado estava a frase “Garantindo sempre o bom fluxo das novinhas no grau acadêmico”. A imagem circulou pelas redes sociais na época.

Imagem: Reprodução

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]