Irineópolis: famílias recebem apoio da prefeitura por meio de programa para ampliação de moradia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Irineópolis: famílias recebem apoio da prefeitura por meio de programa para ampliação de moradia


22 de abril de 2021

Imagem: Prefeitura de Irineópolis

Em um ano, 69 famílias receberam apoio da prefeitura de Irineópolis para a realização de obras de reforma e ampliação de suas moradias. O subsídio no valor de R$5 mil é concedido a pessoas em situação de vulnerabilidade que atendem às condicionalidades do programa, que viabiliza a realização de obras como reforma, ampliação e construção de unidades habitacionais.

A diarista Jucélia Pinto Camargo de Andrade foi uma das beneficiadas e que em cerca de um mês acompanhou a transformação da residência de sua família. “Era uma casa bem pequena para nossa família, que é de cinco pessoas. Foi bem complicado no começo, mas quando a gente teve o cadastro aprovado no programa eu vi um alívio, porque a casa aumentaria e já daria para se mexer um pouco mais”, lembra a moradora do bairro São Francisco.

Com o subsídio de R$5 mil, Jucélia e o marido Matheus decidiram construir um quarto para os filhos Kaio e Gabriyel, uma cozinha, despensa e ainda puderam melhorar o espaço do banheiro. “Na reforma eu pensei no quarto dos meninos, mas como a gente ia aumentar para os fundos do terreno eu disse para aumentar a cozinha também e aí a gente já foi encaixando outras coisas, o banheiro que a gente aumentou meio metro, a despensa a gente fez um cantinho”, conta Jucélia.

Além do apoio do poder público, a dedicação de toda a família durante a realização da obra e a ajuda de amigos também foram fundamentais para que a casa fosse transformada. “A parte do bruto da obra os pedreiros fizeram, mas o acabamento foi meu marido e meus filhos. Nós fizemos render bastante, todo mundo trabalhou, fizemos um mutirão. A gente só tem que agradecer a Deus, a esse projeto e as pessoas que nos ajudaram, e que não foram poucas. Desde meio metro de cano que precisava, uma lâmpada, teve pessoa ajudando. Foi benção de Deus na hora certa”, comenta.

A assistente social Valéria Opautchak explica que o programa foi criado em 2017 e desde então tem atendido a muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Entre 2020 e 2021 foram 48 reformas concluídas e agora outras 21 seguem em andamento. A reforma ou ampliação de uma residência interfere diretamente na qualidade de vida e bem estar da família. A casa é o local onde a família deve se sentir acolhida e segura, e por meio do Programa isso pode ser possível”, destaca a assistente social.

As famílias interessadas em receber o auxílio preenchem inscrição na Secretaria de Assistência Social e aguardam na fila de espera. “Os critérios estão previstos na lei, e dentre eles está a renda per capita não superior a meio salário mínimo, não possuir mais de um imóvel e não possuir dívida ativa na prefeitura”, explica Valéria. A assistente social explica que também são realizadas visitas domiciliares e analisados documentos para verificar se a família atende aos critérios da lei.

Com a casa ampliada e reformada, Jucélia não tem dúvidas de que a iniciativa do poder público contribuiu com a melhoria da qualidade de vida de sua família. “O programa é muito bom, é maravilhoso, tem ajudado muitas famílias e ajudou muito a gente também. É uma benção, foi criado para ajudar e está ajudando, a gente está vendo resultado”, finaliza.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]