Cras em Casa leva orientações sobre guarda responsável em Irineópolis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cras em Casa leva orientações sobre guarda responsável em Irineópolis


28 de abril de 2021

Imagens: Prefeitura de Irineópolis

Crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras estão aprendendo desde cedo sobre a proteção e o respeito com os animais. A atividade deste mês do projeto Cras em Casa está levando orientações sobre guarda responsável, incentivando a criatividade e proporcionando momentos descontraídos entre as crianças e seus animais de estimação.

“A atividade proposta foi que as crianças e adolescentes enviassem fotos e vídeos de seus pets e também criassem, utilizando material reciclável, um comedouro, bebedouro ou caminha para o animalzinho”, conta a psicóloga do Cras, Juliana Portes. Os participantes do projeto também receberam uma cartilha elaborada pelo médico veterinário da prefeitura, Paulo Chiarentin, com informações sobre como cuidar bem de seu animalzinho em casa.

O cachorro caramelo é um dos dez animais de estimação da família de Gustavo Henrique Melo. Aos 11 anos, o morador do loteamento Colina Verde sabe da responsabilidade que é cuidar de cães e gatos. “Saio andar com os cachorros na coleira, coloco água e comida. Se a gente cuidar bem eles convivem bem com a gente também”, conta Gustavo, que utilizou garrafa pet para confeccionar um bebedouro para os animais.

No bairro São Francisco, Ícaro Davi Fernandes e sua irmã brincam com o cachorrinho Bidu. “Eu cuido bem dele e a gente brinca. Eu corro e ele corre atrás”, comentou Ícaro. Segundo a psicóloga Juliana Portes, cerca de 50 crianças e adolescentes receberam as cartilhas e participaram dessa atividade do projeto Cras em Casa. Desde o início da pandemia de Coronavírus, a equipe da Secretaria de Assistência Social tem adotado medidas seguras e criativas para manter os serviços, programas e atendimentos. Entre as iniciativas estão as sacolas de atividades entregues em casa e o envio de vídeos, desafios e informações através do whatsapp.

A secretária de assistência social, Vera Lúcia Cubas, explica que a atividade também buscou demonstrar a importância dos animais de estimação na convivência familiar. “Os vídeos que recebemos são prova disso, tivemos relatos lindos das crianças apresentando seus animais de estimação, brincando e cuidando, com carinho e responsabilidade”, destaca a secretária. O projeto Cras em Casa é conduzido pela Coordenadora do Cras Wianey Teles dos Santos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]