Parceria entre CEJUSC e Uniguaçu leva atendimento de Saúde à comunidade escolar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Parceria entre CEJUSC e Uniguaçu leva atendimento de Saúde à comunidade escolar


4 de maio de 2021

Imagens: Divulgação

A atividade é parte de um cronograma de eventos presenciais nas escolas, com número limitado de pessoas, espaço aberto e ventilado, e atendimento aos protocolos em Saúde e Decretos em vigor. Tendo como objetivo, na parceria entre o CEJUSC e o Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), promover atendimento de saúde aos estudantes, professores, familiares de alunos e demais componentes da comunidade escolar. 

O Colégio Estadual Neusa Domit, do distrito de São Cristóvão, teve a primeira etapa na quinta-feira, 29. As atividades são relacionadas ao projeto de extensão universitária elaborado pelas professoras Janaina Túrmina, Lidiane Fernandes, do curso de Biomedicina da Uniguaçu, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de União da Vitória. Tendo apoio do NRE.

“Tendo em vista a pandemia reduziu-se o número de participantes, sendo, portanto, atendidas 20 mulheres da comunidade escolar e um homem. Destaca-se que foram seguidos todos os protocolos de segurança desde a entrada na escola com o aferimento de temperatura e em todos os procedimentos realizados pelos acadêmicos, com uso constante de máscaras, luvas e higienização com álcool nos materiais utilizados”, frisou a professora Márcia Senka Tonkio.

“Foram momentos bastante agradáveis, destaca-se a receptividade da equipe da diretiva do Colégio Neusa Domit que carinhosamente recebeu a equipe e os participantes, indubitavelmente, todos sentiram-se muito acolhidos. O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos com muita dedicação e responsabilidade, em que os cuidados com a pele de certo modo elevaram a autoestima dos participantes que compreenderam a importância de cuidar da pele em quaisquer situações, visto que em tempos de isolamento social, acabam sendo esquecidos, certamente, por trás das máscaras e através delas, sorrisos brotaram e embelezaram ainda mais os rostos dos participantes”, acrescentou.

Os cuidados com a saúde, devem envolver muito além da cura patológica; com esse intuito o projeto de extensão do curso de biomedicina, visa prevenir doenças não transmissíveis. Atividades como a realizada no colégio Neuza, propiciam orientações com a saúde da pele, prevenindo doenças, que podem afetar todas as idades”, relatou a professora de Biomedicina Lidiane Fernandes. Novas etapas serão desenvolvidas, na sequência, em outras instituições.

A professora Márcia Senka Tonkio, que atua no CEJUSC por meio do NRE, frisou, também, a receptividade da diretora do Neusa Domit Josiane Bunhak e da vice-diretora Cristiane Debacker. Segundo ela, a iniciativa busca justamente este atendimento diferenciado à comunidade escolar e oportuniza a ampliação do aprendizado aos acadêmicos do curso. Tudo seguindo os protocolos em saúde e as medidas em vigor para evitar o contágio da Covid-19.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]