Saúde incentiva a doação de leite materno durante a pandemia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Saúde incentiva a doação de leite materno durante a pandemia


19 de maio de 2021

Foto: Pedro Ribas/Arquivo AEN

A Secretaria de Estado da Saúde celebra nesta quarta-feira (19) o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em alusão à Semana Estadual de Doação de Leite Humano, será realizada na próxima sexta-feira (21) uma transmissão ao vivo com a temática “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”. O evento destaca os desafios da amamentação para mães e bebês em meio à pandemia da Covid-19.

Mesmo nessa época de pandemia e de isolamento social, a Saúde observou que a solidariedade está prevalecendo no Paraná. “O leite materno é o melhor e mais completo alimento para os bebês, tem inúmeros fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A doação representa amor e as mães que participam desta ação merecem nosso respeito e admiração, principalmente diante deste momento tão crítico em que vivemos”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O Paraná conta com 13 Bancos de Leite Humano e 18 Postos de Coleta. Em 2020, estes pontos coletaram cerca de 26 mil litros de leite, porém essa quantidade ainda é insuficiente para atender a demanda de todas as Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Estado, o que reforça a necessidade de ampliar as doações.

Toda mulher lactante saudável e sem contato domiciliar com pessoa com síndrome gripal é uma doadora potencial de leite humano. Para uma doação segura, além de seguir a Nota Técnica 5/2020 do Ministério da Saúde, que apresenta as condutas para a doação de leite materno, a Sesa publicou no início da pandemia a Nota Orientativa 9/2020-SESA/PR, que apresenta orientações às equipes e profissionais sobre linha de cuidado materno infantil durante a emergência em saúde pública pela Covid-19.

“O aleitamento materno é prioridade na saúde. Desenvolvemos estratégias importantes para a promoção da amamentação e, mesmo durante a pandemia, a prática continua sendo incentivada e recomendada. Estamos tomando todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus”, enfatiza a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

SENSIBILIZAÇÃO – Como parte da campanha, a Sesa pede auxílio aos profissionais de saúde que atendem gestantes e lactantes quanto à sensibilização dessas mulheres para a doação de leite humano.

A doação de qualquer quantidade de leite materno pode ajudar a salvar vidas e proporcionar uma melhor recuperação dos bebês internados em unidades de tratamento intensivo neonatais. Toda doação, independentemente da quantidade, pode fazer a diferença na vida de diversos bebês.

COMO DOAR – Para realizar a doação, é preciso entrar em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo da residência. Para saber a localização dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta do Estado acesse: rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs.

Os Bancos de Leite Humano são serviços especializados criados para qualificar a assistência neonatal e contribuir para a redução da mortalidade infantil. Realizam a coleta e processamento do leite humano com rigoroso controle de qualidade e distribuem para bebês prematuros e de baixo peso de acordo com as necessidades de cada recém-nascido. Além disso, oferecem atendimento de orientação, manejo e apoio à amamentação.

LIVE – O evento virtual acontecerá no dia 21 de maio, das 9h30 às 11h30, e será transmitido no YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná pelo link

www.youtube.com/c/EspprVirtual.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]