Inverno será seco e frio em Santa Catarina aponta previsão da Epagri/Ciram » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Inverno será seco e frio em Santa Catarina aponta previsão da Epagri/Ciram


27 de maio de 2021

Neste inverno a chuva ficará abaixo da média em Santa Catarina, especialmente no mês de junho, mas essa tendência se estende para julho e agosto. Segundo boletim da Epagri/Ciram, um dos órgãos de previsão de tempo e clima do governo do Estado, a chuva deve ser mal distribuída no próximo trimestre, com persistência da estiagem, o que deve agravar a situação nas regiões Oeste e Meio-Oeste. O inverno começa às 00h32min do dia 21 de junho.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A temperatura também deve ficar abaixo da média e novamente junho será destaque. Neste inverno são esperadas pelo menos três ondas de frio, com formação de geada ampla e temperatura negativa, sobretudo em junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve, principalmente no Planalto Sul.

Amplitude

Devem ocorrer dias com grande diferença de temperatura mínima e máxima (amplitude térmica), devido à atuação de massas de ar seco. Assim, os meteorologistas não descartam a ocorrência de veranicos, caracterizados por períodos sem chuva e temperatura mais elevada. Também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa do inverno associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

O trimestre também deve registrar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo e ondas de frio, além da estiagem. Por isso, os meteorologistas recomendam o acompanhamento diário da previsão do tempo, especialmente dos avisos meteorológicos publicados no site da Epagri/Ciram e redes sociais.

Há também expectativa de enfraquecimento do fenômeno La Niña nos próximos três meses, dom tendência de neutralidade.

Climatologia

A climatologia é o termo da meteorologia que explica o que se espera para uma determinada época do ano. Em Santa Catarina, os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. Em agosto, a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral.

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória lidera geração de empregos, mas mercado de trabalho segue instável na AMSULPAR

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que a recuperação do emprego formal na região da AMSULPAR, ao longo dos últimos cinco anos, ocorreu de forma desigual. Embora haja períodos de avanço no saldo regional, a geração de vagas permanece concentrada em poucos municípios, enquanto cidades menores enfrentam oscilações frequentes e […]

Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória

Mais de 5,6 mil alunos retornaram às atividades escolares na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 5, com a volta às aulas de mais de 4,6 mil estudantes, com idades entre 0 e 10 anos, distribuídos em 24 Escolas Municipais e 15 Centros […]

Vestibular UNESPAR/UNIUV vai até dia 18

A Rádio Colmeia recebeu, a visita do representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de União da Vitória, Cléris Mauro Schafascek, para a divulgação do Vestibular Especial que oferta cursos de bacharelado recentemente incorporados da extinta Uniuv. Durante a entrevista, o representante destacou que a incorporação dos cursos fortalece ainda mais o ensino […]