Casa Abrigo está em nova sede em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Casa Abrigo está em nova sede em União da Vitória


7 de outubro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Emoção e agradecimentos. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração das novas instalações da Casa Abrigo de União da Vitória, no final da tarde de quinta-feira, 03. A entidade, antes localizada em frente à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), foi transferida para a rua Dom Pedro II, esquina com a rua Dr. Cruz Machado, número 433. A Casa Abrigo atende crianças de ambos os sexos, até 12 anos, e meninas com até 18 anos. Atualmente, 14 crianças estão acolhidas na instituição.

A responsabilidade pelo funcionamento da Casa Abrigo é dividida entre a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Assistência Social, e a Associação da Criança e do Adolescente de União da Vitória (Acauva).

Na cerimônia de inauguração da entidade, a secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, lembrou das dificuldades enfrentadas para encontrar um local adequado para acolher as crianças e adolescentes, que são retirados do convívio familiar, quando há risco à integridade física e psíquica dos mesmos.

Ela ainda enalteceu o trabalho de cada profissional que atua na área, e agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para preparar a casa para receber as crianças e adolescentes. O apoio e as parcerias firmadas com o Poder Judiciário e Ministério Público para resolver as questões referentes ao setor também foram destacadas pela secretária.

E, o agradecimento especial foi ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, por entender que este é um setor que necessita de atenção especial, e desta forma, apoiar as ações realizadas pela Secretaria.

O juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, ressaltou o comprometimento do prefeito e da secretária com a causa, ao lembra que, mesmo antes de assumir o comando da Prefeitura, Pedro Ivo e Mônica o procuraram para informar que, o atendimento a essas crianças e adolescentes seria prioridade da atual administração municipal.

Para o magistrado, além das ações efetivas desenvolvidas pela administração em beneficio deste setor, o comprometimento do prefeito com a causa também é comprovado no dia-a-dia, uma vez que ele conhece a história e sabe o nome de cada um dos acolhidos. “Vocês estão de parabéns! Estão efetivamente atuando em prol das crianças e adolescentes”, concluiu Carlos Eduardo.

O pronunciamento de Pedro Ivo foi também foi carregado de emoção. Como em outras ocasiões, falar de crianças e adolescentes acolhidos na Casa Abrigo e na Casa Lar o emociona muito, já que, ele conhece os problemas enfrentados por cada um deles.

Em seu discurso, o prefeito também destacou a capacidade técnica dos profissionais que atuam nesta área, e as parcerias firmadas com o Poder Judiciário e o Ministério Público. “Este é um setor que nós não podemos economizar investimentos”, defende Pedro Ivo.

E, em nome de todos os acolhidos da entidade, uma das crianças agradeceu ao prefeito e a secretária, pelo carinho como são tratados.

Além do prefeito, da secretária de Assistência Social e do juiz da Vara da Infância e Juventude, a cerimônia de inauguração contou com a participação do vice-prefeito, Jair Brugnago, vereadores, Luilson Schwartz e Valdecir José Ratko, presidente da Acauva, Claudia Novacki, secretários e demais funcionários municipais, conselheiras tutelares, representes do Serviço Auxiliar da Infância e Juventude do Fórum da Comarca de União da Vitória e demais convidados.

 

Casa Lar:

 

Com a mudança da Casa Abrigo, a Casa Lar, que estava situada no Distrito de São Cristóvão, foi transferida para o imóvel em frente à APMI.

A exemplo da Casa Abrigo, o acolhimento na Casa Lar também é uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de risco à integridade física e psíquica das crianças e adolescentes.

Na Casa Lar são acolhidos apenas meninos, de 12 a 18 anos. E, hoje três adolescentes moram lá.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “Casa Abrigo está em nova sede em União da Vitória”

  1. Sidney Moraes disse:

    Estou procurando uma pessoa que está desaparecida. Maria Aparecida de Moura. Preciso que me ajudem a localizar. Soube que ela foi vista nessa cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]