Novo lote com 360 mil doses de AstraZeneca chegou hoje no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Novo lote com 360 mil doses de AstraZeneca chegou hoje no Paraná


2 de junho de 2021

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná começa a receber nesta quarta-feira (2) as primeiras vacinas contra a Covid-19 referentes à 22ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. As 360.250 doses da Covishield, imunizante desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford, desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 8h25. O voo comercial 4787 da Latam sairá do terminal de Guarulhos, em São Paulo, às 7h25.

De lá, a remessa segue para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para averiguação, validação e armazenamento. O lote será completado nos próximos dias com a chegada de mais 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, totalizando 397.690 doses. O material deve ser encaminhado para as 22 Regionais que formam o sistema público de saúde estadual ainda nesta semana, com apoio das aeronaves do Governo.

Segundo o informe técnico do governo federal, as doses são destinadas às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos.

Da pauta da Pfizer, são 33.743 doses para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, maior grupo prioritário em processo de vacinação, e 152 para trabalhadores do transporte aéreo. O restante é da reserva técnica.

Em relação à Covishield, são 289.662 vacinas para pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, 33.811 para trabalhadores da educação do Ensino Básico e 740 para povos e comunidades tradicionais e ribeirinhas, além da taxa de 5% destinada para a reserva.

VACINÔMETRO – O Paraná aplicou até esta terça-feira (1º) 3.729.875 doses na população, sendo 2.549.784 com a primeira dose (mais de 50% do grupo prioritário) e 1.180.091 com a segunda (imunização completa). Os números são do vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), painel atualizado em tempo real pelos municípios.

O Estado já imunizou idosos, idosos institucionalizados, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, e está vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, trabalhadores da segurança, Forças Armadas, portuários, aeroportuários, trabalhadores da assistência social e, em breve, iniciará a imunização na população em geral, de 18 a 59 anos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]