Paraná apresenta ao Ministério da Saúde estratégia para identificar casos de Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná apresenta ao Ministério da Saúde estratégia para identificar casos de Covid-19


18 de junho de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta quinta-feira (17) ao Ministério da Saúde a estratégia de rastreio e monitoramento de contatos adotada pelo Paraná com o objetivo de identificar casos da Covid-19. A estratégia compreende para cada caso confirmado o rastreamento de contatos próximos, monitoramento e medidas corretas de isolamento.

O convite para a apresentação partiu da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, por meio da Câmara Técnica de Vigilância Epidemiológica, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério. 

“Desde agosto do ano passado a Secretaria da Saúde vem desenvolvendo e aprimorando a estratégia de rastreio e monitoramento de contatos, visando ampliar as possibilidades de identificação de casos confirmados de Covid-19 junto às 22 Regiões de Saúde e seus municípios”, informa o secretário Beto Preto. “O trabalho é complexo, mas nossos esforços estão voltados para o enfrentamento e contenção da pandemia”.

O evento foi virtual e contou com a participação de equipes técnicas da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária e o Núcleo de Informática da Secretaria da Saúde.

O projeto apresentado vem sendo realizado em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) com a finalidade de reduzir o risco de transmissão da Covid-19. Na atual etapa, o projeto prioriza 31 municípios, que são as cidade-sedes da Regionais de Saúde, além do Litoral e quatro das regiões de fronteira do Estado.

“Estamos em contato permanente com os colaboradores designados pela Opas, elaboramos um instrutivo com o passo a passo das atividades compreendidas na estratégia, enviamos testes rápidos por antígeno, além de oxímetros para este trabalho, que compreende para cada caso confirmado o rastreamento de contatos próximos, monitoramento e medidas corretas de isolamento”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes.

“Nosso ciclo de trabalho compreende a identificação e monitoramento e isolamento de contatos próximos de casos confirmados de Covid-19, identificar possíveis casos em indivíduos assintomáticos e interromper as cadeias de transmissão, de forma a diminuir o surgimento de casos novos da Covid-19”, complementou.

DIFERENCIAIS – Entre os diferencias da estratégia desenvolvida pelo Paraná está a inclusão imediata da rede de contatos do caso confirmado no Sistema Notifica Covid-19, ferramenta de dados criada pela própria Secretaria da Saúde.

“Então, ao mesmo tempo que confirmamos o caso, já desencadeamos novas investigações e adoções imediatas de medidas de isolamento para evitar a transmissibilidade da doença”, destacou Maria Goretti.

Uma vez identificados, os contatos são monitorados diariamente quanto ao aparecimento de sintomas da Covid-19 por um período de até 14 dias após a data do último contato com o caso suspeito ou confirmado para Covid-19, permanecendo em quarentena por um período de 10 dias após o último contato, se assintomático.

IMPORTÂNCIA – Segundo a diretora, o monitoramento dos contatos é fundamental para a contenção dos casos. “Nossos dados confirmam que 20% dos casos monitorados são assintomáticos, ou seja, as pessoas estavam com a doença e transmitindo o vírus sem ter sintomas”, disse.

As várias estratégias de rastreio e monitoramento desenvolvidas pela Secretaria da Saúde entre 01 de agosto de 2020 a 16 de junho de 2021 registraram 375.474 contatos, sendo que 3.110 foram identificados e confirmados com a doença.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]