O jovem de 18 anos, João Carlos Major, possuí deficiência auditiva, reside no bairro São João, na cidade de General Carneiro, e estava desaparecido a aproximadamente dois meses. Ele foi localizado durante a sexta-feira, 18, na cidade de Porto Feliz, em São Paulo, cerca de 650 quilômetros da cidade natal.
O jovem foi localizado graças à um gesto solidário do funcionário de uma ‘Lan House’ da cidade de Porto Feliz. Em outras situações registradas, João saia de casa em rumo ignorado e sempre era localizado as margens das rodovias da região de General Carneiro. Desta vez, o jovem acabou percorrendo um caminho mais longo. Informações apontam que ele pedia carona e cada vez se distanciava mais da cidade natal.
Segundo o funcionário, João chegou na Lan House no último dia 16, solicitou que necessitava utilizar um dos computadores e mostrou uma notícia em que retratava o seu desaparecimento. “Ele me mostrou a notícia só, e pediu para eu me afastar para ele continuar usando o computador. Mas quando vi a notícia comecei a procurar e encontrei”, destacou o funcionário.
O funcionário relatou ainda que ele deixava alguém se aproximar somente para receber água e comida. Após o relato do funcionário, nossa reportagem entrou em contato com a professora do João, que ligou via chamada de vídeo e conversou com ele. Pela linguagem de sinais o jovem sinalizou que gostaria de voltar para casa.
Os órgãos competentes foram acionados ainda na sexta-feira, encaminhando o jovem a uma casa de repouso para que no dia seguinte retornasse para General Carneiro. Trabalhando em equipe, o CRAS de Porto Feliz e General Carneiro realizaram o retorno do jovem, deslocando até ao limite de cada estado ainda no sábado.
Segundo a professora, o MP informou que deve orientar o município de General Carneiro a prestar atendimento psicológico para o jovem.
**Atual Notícias