Uso de máscara PFF2 é discutido na Câmara de Vereadores de União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uso de máscara PFF2 é discutido na Câmara de Vereadores de União da Vitória


22 de junho de 2021

Imagens: Câmara de Vereadores de União da Vitória

Na 20ª sessão ordinária na Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira, 21, sem o público presente e transmitido ao vivo pela internet, a Tribuna Popular recebeu a presença e discurso do professor e doutorando em direito pela UFPR, Everton Luís da Silva, convidado pela Vereadora Thays Bieberbach (PT). O assunto abordado foi: As PFF2 como política pública de enfrentamento a Covid-19.

Everton falou sobre a defesa do uso de máscaras do tipo PFF2 devido a capacidade de melhor ajuste e filtragem. Ele apresentou os tipos de transmissão do vírus sendo o mais recentemente comprovado por aerossóis, focando na necessidade de haver um novo triângulo de cuidados cuidados.

Este triângulo a ser adotado seria composto de ventilação adequada dos locais, distanciamento e máscaras adequadas (PFF2), e não apenas o protocolo tradicional das máscaras, álcool em gel e distanciamento. Em sua fala Everton trouxe exemplos e estudos científicos para complementar seu discurso.

Você pode assistir na íntegra a fala do completa AQUI

A Câmara de Vereadores é aberta e democrática para a exposição das opiniões. A Casa segue o critério do Ministério da Saúde quanto a instrução à população em relação aos cuidados com a higienização constante das mãos, uso de álcool gel, máscara e distanciamento social.  

Entradas no Expediente – Projetos de Lei Ordinária

Do Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto, 24/2021 que declara de utilidade pública a caritas diocesana de União da Vitória; Do Vereador e segundo Secretário Ednilson de Godoy, 25/2021 que declara de utilidade pública a Associação de Assistência às pessoas que precisam de equoterapia no Município.

Do Executivo os Projetos de Lei 25, 26, 27, 28/2021, que dispõe sobre temas correlatos em relação ao que dispõe sobre crédito suplementar proveniente do superávit financeiro para a amortização no déficit atuarial para obter equilíbrio financeiro junto ao Regime Próprio de Previdência Social de União da Vitória, sendo todos em regime de urgência e 29/2021 para apreciação do plenário.

Indicações dos Vereadores

Da Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) para melhorar a estrutura física do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e revitalização das áreas sociais no Bairro Bom Jesus. De Júlio Adilson Pires (PP) e André Cristiano Henik (SDD) para aquisição de veículo automotor para o Conselho Tutelar de União da Vitória, visto que o atual já não tem condições de atender as demandas dos conselheiros; solicitaram também um Parque no Centro Comunitário Bom Jesus e academia ao ar livre na mesma localidade. Ednilson de Godoy (PV) indicou melhorias nas calçadas no entorno do Terminal Rodoviário Dep. Anibal Khury. Thays Bieberbach (PT) indiciou sinalização viária no Bairro São Joaquim nas proximidades da Escola David Carneiro e no Bairro Bom Jesus. José Pedro Walck (PSDB) solicitou pavimentação asfáltica no Bairro São Basílio Magno e policiamento mais ostensivo nos Bairros São Bernardo, São Basílio Magno e Nossa Senhora do Rocio. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Godoy para asfaltamento no Bairro Rio da Areia e a verificação junto a SANEPAR na condição de água no Bairro Monte Castelo.

Matéria da Ordem do Dia

Foram votados e aprovados por todas as Comissões e pela Equipe por unanimidade o regime de urgência dos Projetos do Executivo de n.os 25, 26, 27, 28/2021. Aprovado em unanimidade e votação única o Projeto 23/2021 do Executivo, que dispõe sobre o auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura, em virtude aos impactos sociais e econômicos da pandemia Covid-19.
Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 22/2021, que dispõe sobre a precedência de distribuição de materiais de construção ara famílias de baixa renda.

O Projeto 18/2021 que dispõe sobre alteração da Lei 4668 de 12 de abril de 2017 de autoria da Vereadora Thays Bieberbach (PT). O Projeto foi tema de conversa e análise pela Equipe de Vereadores na reunião das Comissões que acontece todas as manhãs de segunda-feira. Os Vereadores julgaram injusto o Projeto que contemplava no total mais de 60 cargos, incluindo representantes de classes em disparidade à outras classes, exemplificando a opinião dos Vereadores onde contemplava para o Conselho da Mulher um representante religioso, sendo que, se contemplar um representante de uma religião católica ou representante do candomblé, há injustiça com os demais grupos religiosos. À este exemplo junto ao desiquilíbrio de representantes de Classes a maioria dos Vereadores decidiu reprovar o Projeto já em primeira discussão, aprovado tecnicamente pelas Comissões porém reprovado em posicionamento em 8 votos à 4.

Requerimentos dos Vereadores

Ednilson de Godoy (PV) solicitou um novo Centro Comunitário no Bairro São Gabriel, Waldir Luiz Cortellini (PSB) ponto de ônibus no Bairro São Sebastião, Adilson Pires Filho (PP) para asfaltamento no Bairro Muzzolon, Rua das Araras, Thays Bieberbach (PT) solicitou à Secretaria Municipal de Assistência Social, informações do período de Janeiro à Junho 2021; José Ratko (DEM) pavimentação asfáltica na Av. Nossa Senhora da Salete. José Pedro Walck (PSD) solicitou creche 24 horas para as mães que necessitam trabalhar em turnos diferenciados.

Moções

A Equipe de Vereadores propôs um voto de aplausos ao Jornal O Comércio pela comemoração dos 90 anos de existência.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores: Thays Bieberback (PT) a qual questionou a Vice Alandra Roveda Grando sobre o voto negativo ao Projeto já que seu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final havia sido positivo, no que Alandra lhe respondeu que seu parecer técnico enquanto Comissão não deve levar seu posicionamento pessoal, à exemplo dos outros 7 vereadores que também votaram contra. Demais Vereadores fizeram uso do Pequeno Expediente, Alandra Roveda Grando (PL) falou sobre as necessidades da Rede Feminina de Combate ao Câncer que atende mais de 2mil pessoas oncológicas e necessitam de doação para o Bazar, de onde vêm recursos para a compra de alimentos específicos aos pacientes, cestas básicas e diversos equipamentos necessários aos mesmos. José Pedro Walck (PSDB) parabenizou e encampou a ideia da Vereadora sobre a atitude de solidariedade e também sobre seus Projetos na Casa de Leis. Fizeram uso da Palavra Livre comentando sobre seus Projetos também os Vereadores Júlio Adilson Pires (PP), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Waldir Luiz Cortellini (PSB) e André Cristiano Henik (SDD).

Ao final da Sessão o Presidente da Mesa, Cordovan Frederico de Melo Neto lembrou do início do inverno e da arrecadação de roupas e cobertores pela Provopar.

Houve Sessão Extraordinária onde foram votados os Projetos de Lei do Executivo n.os 25, 26, 27, 28/2021. Todos foram aprovados por unanimidade pela Equipe da Casa de Leis.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]