Aumento de 8,97% na conta de luz no Paraná entra em vigor na quinta-feira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aumento de 8,97% na conta de luz no Paraná entra em vigor na quinta-feira


23 de junho de 2021

Imagem: AEN

A falta de chuvas que obriga o acionamento das usinas térmicas, mais caras, somada à variação do dólar e à alta da inflação, encareceram a energia em 9,89% no Paraná. O aumento para os consumidores residenciais, que representam 81% dos clientes da Companhia, foi menor, de 8,97%. Calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste foi anunciado nesta terça-feira (22), em Brasília, e passa a vigorar a partir de quinta-feira, 24. Para os consumidores de alta tensão (industrial), o aumento aprovado foi de 9,57%. 

Um dos principais motivos do aumento foi o acionamento de usinas térmicas, grande parte delas movidas a gás, que são mais caras e impactadas pela variação do dólar. Além disso, a Copel é obrigada a comprar parte da energia de Itaipu, que também é comercializada em dólar. A inflação foi outro fator que encareceu a conta de luz. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que é utilizado pela Aneel para determinar a tarifa, subiu 8,06%.

A falta de chuvas que assola o Sul e Sudeste do Brasil foi um dos principais fatores na composição do reajuste. Isso porque a maior parte da matriz de energia do Brasil é hidrelétrica, que utiliza a força das águas para gerar eletricidade. Em 2020 o Paraná viveu a pior seca desde 1931, quando foi iniciado o monitoramento do nível de chuvas.

Isenção para famílias carentes

As famílias de baixa renda que consomem até 120 kWh por mês continuam a fazer parte do programa Luz Fraterna e não precisam pagar a conta de luz. No Paraná, 370 mil clientes estão cadastrados na tarifa social e possuem descontos. Desse total de clientes, apenas em maio deste ano, 162,6 mil tiveram suas contas pagas pelo Governo do Estado – o número pode variar a cada mês, conforme o consumo dos clientes.

Em 2020, sob outro cenário macroeconômico, os clientes da Copel tiveram duas reduções na tarifa de energia: 0,95% para os clientes residenciais em junho e 3,8% médios na tarifa de energia para todas as classes de consumo. Esta última redução ocorreu porque a companhia venceu uma ação judicial que a desobrigou a continuar recolhendo PIS e Cofins sobre o ICMS que incide na tarifa de energia elétrica. A ação foi uma iniciativa da Copel, que buscou a defesa do direito dos seus clientes. A Companhia defendeu, no processo, que o ICMS não é receita da empresa, mas sim do Estado. Como o PIS e a Cofins são calculados sobre a receita da companhia, o ICMS não poderia estar nesta base de cálculo.

**Bem Paraná

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]