Atualização de rebanho: UVA apresenta menor porcentual de cadastramento; prazo termina em 30 de junho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Atualização de rebanho: UVA apresenta menor porcentual de cadastramento; prazo termina em 30 de junho


23 de junho de 2021

Ilustrativa

Falta apenas uma semana para encerrar o prazo de atualização cadastral do rebanho paranaense. Diferentemente de 2020, quando houve duas etapas, neste ano o período único começou a ser contado em 1.º de maio e termina em 30 de junho. Após isso, o trânsito não será possibilitado e o produtor poderá ser multado.

A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa. A certificação foi concedida em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), depois de mais de 50 anos de esforço conjunto de entidades públicas e privadas e da cooperação de produtores.

Com as informações registradas, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) tem melhores condições de agir rapidamente em eventuais casos de focos de qualquer doença, e não apenas a aftosa. “Precisamos da efetiva participação do produtor para que ele possa atualizar o seu rebanho”, coloca o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.

PENALIDADES – A falta da atualização tem consequências para o produtor. Uma delas é o impedimento para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento imprescindível para qualquer movimentação entre propriedades ou para abate em frigoríficos. Além disso, a legislação prevê autuação e pagamento de multa de dez Unidade Padrão Fiscal (UPF) ao produtor. Em junho, o valor da UPF no Paraná é de R$ 113,54.

A intenção do órgão não é multar, mas reforçar cada vez mais a necessidade da atualização do rebanho. A expectativa é que se consiga abrir novos mercados e com isso melhorar as condições dos produtores.

UNIÃO DA VITÓRIA – A região de União da Vitória é a que apresenta menor porcentual de cadastramento, de acordo com os últimos números divulgados pela Adapar nesta quarta-feira (23). O índice médio do Estado está em 61,2% do rebanho já cadastrado. O núcleo de União da Vitória apresenta índice parcial de 43,9%.

Entre os municípios que compõem a regional, São Mateus do Sul é o que apresenta menor volume de atualização, com apenas 32% regularizado. É seguido por São João do Triunfo, que já registrou no sistema da Adapar 32,5% do rebanho. Entre os municípios que compõem a regional, Paulo Frontin deu a melhor resposta até agora, com 67,8% de atualização.

CAMINHOS – A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

Os produtores podem fazer de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanhoou em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras). Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]