Defesa Civil passa a fazer parte do currículo do ensino fundamental de Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Civil passa a fazer parte do currículo do ensino fundamental de Santa Catarina


29 de julho de 2021

Foto: Divulgação/Defesa Civil

De forma inédita no Brasil, Santa Catarina passa a incluir oficialmente a temática de proteção e defesa civil no currículo das escolas públicas e privadas. A inclusão foi instituída por decreto assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva e pelo chefe da Defesa Civil do Estado, David Busarello, e torna obrigatória a participação de instituições de ensino fundamental no Programa Defesa Civil na Escola. A alteração no currículo vai alcançar cerca de 100 mil alunos matriculados nos 6º e 7º anos.

O estado de Santa Catarina fica localizado no maior corredor meteorológico da América do Sul, o que causa a recorrência de eventos extremos. A iniciativa busca ampliar a percepção de risco desde o período escolar, promovendo a mudança de cultura na área de proteção e defesa civil, com o foco de preservar vidas e reduzir os prejuízos.

O Programa, criado pela Defesa Civil de Santa Catarina, coloca a temática ao alcance da vida escolar, capacitando professores e alunos para a redução de risco e de desastres, permitindo a participação, de forma compartilhada e eficaz, junto à comunidade e a Defesa Civil de cada município. Segundo David Busarello, as atividades desenvolvidas também focam a ampliação da percepção de risco. “Formando cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os eventos meteorológicos que ocorrem no estado, estamos construindo uma sociedade mais consciente e resiliente. Acima de tudo, buscamos formar multiplicadores, tanto os professores nas escolas, quanto os alunos junto às famílias”, disse.

As primeiras atividades do Programa, como projeto-piloto, ocorreram em 2013 nos municípios de Criciúma, Xanxerê e Rio do Sul. A partir daí, ganhou corpo e se expandiu para diversos municípios. De 2013 a 2018, foram atendidos 6.986 alunos e 1.699 professores. A partir de 2017, foi realizada a primeira capacitação de professores a partir da cooperação técnica com o Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú. Em 2019, o projeto se transformou em Programa e foi firmado Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Educação. Com a entrada do tema no currículo, foram atendidos 974 educandos.

No ano de 2020, o Programa teve um grande salto com a participação de 59 escolas e a capacitação de 266 professores, o que resultou no atendimento de 1.770 alunos. A iniciativa continuou sendo impulsionada pela Defesa Civil estadual e, no último ano, a plataforma de educação a distância foi ampliada. Atualmente, estão sendo capacitados 1.327 profissionais da educação em todo o estado. A perspectiva é de que sejam atendidos 12.350 estudantes de 166 escolas da rede pública, em 105 municípios catarinenses.

Anteriormente, as escolas entravam no Programa por meio de adesão espontânea; com o Decreto todas as escolas de Santa Catarina, públicas e privadas, deverão oferecer a matéria no 6º ou no 7º ano. As unidades escolares terão até 2024 para se adequarem à iniciativa.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]