O possível retorno gradual às aulas presenciais tem sido tema de debate e reuniões na Gestão Cruz Machado para todos. Na última segunda-feira, 9, prefeito, vice-prefeito, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Defesa Civil estiveram participando de uma videoconferência com prefeitos da Amsulpar de modo a debater essa questão.
No encontro online ficou decidido que cada município possuirá autonomia para tomar decisões de maneira individual, conforme a realidade local quanto ao retorno das aulas e o transporte escolar. Até então, as decisões eram tomadas em conjunto com todos os municípios.
Ontem, terça-feira, 10, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde com o colegiado médico e equipe técnica da área de saúde para ouvir a opinião dos profissionais que trabalham diretamente com os casos de Covid-19 em Cruz Machado.
Após conversa, a qual contou novamente com o Poder Executivo, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, ficou definido que, nas próximas semanas, o município procederá com o retorno gradual das aulas presenciais da rede municipal de educação, de maneira híbrida.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões em cada escola com a participação da direção, equipe, professores e comunidade escolar para dialogar sobre este retorno, ouvindo as necessidades e realidade de cada escola.
Quanto ao transporte escolar, a Prefeitura Municipal estará licitando as 53 linhas que necessitam de transporte terceirizado. Com relação ao transporte universitário, já está sendo feito o levantamento de quantos alunos necessitarão deste transporte para o atual ano letivo.
Em breve as linhas serão licitadas e, assim como o transporte escolar, o retorno acontecerá nas próximas semanas, seguindo os prazos licitatórios. É importante frisar que o retorno as aulas presenciais será realizado seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação e propagação do coronavírus.