Paraná receberá 135 mil testes em programa de detecção e bloqueio de casos da Covid-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná receberá 135 mil testes em programa de detecção e bloqueio de casos da Covid-19


17 de setembro de 2021

Foto: Gustavo Marçal/SESA

O Paraná iniciou nesta sexta-feira (17) a participação no Plano Nacional de Expansão da Testagem para a Covid-19, do Ministério da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Foz do Iguaçu para o lançamento do projeto, que ocorreu de forma simultânea e online com o ministro Marcelo Queiroga, que estava em Natal (Rio Grande do Norte). O município foi um dos cinco escolhidos no Brasil para o evento-piloto.

A previsão é que cerca de 60 milhões de testes de antígeno, que mostram o diagnóstico com essa rapidez, sejam distribuídos pelo Ministério da Saúde para todo Brasil em 2021. Serão testes rápidos de antígenos processados em 15 minutos para a identificação viral e bloqueio de contato. Em Foz do Iguaçu, 15 mil testes foram colocados à disposição. O Estado vai receber mais cerca de 120 mil nos próximos dias.

“A nossa fronteira é de muito trânsito. Com essa estratégia de testes eficientes, vamos ter melhores condições de trabalhar a vigilância no município, fazendo o isolamento, a orientação e o bloqueio dos casos. Pedimos a estratégia há muito tempo ao Ministério da Saúde e agora saiu. Agradecemos a iniciativa, é importante e vamos continuar atendendendo as pessoas”, afirmou Beto Preto.

Na ação desta semana, 2,4 milhões de testes já foram enviados aos municípios. “Este é um programa é uma proposta de expansão da testagem, junto com gestores estaduais e municipais para identificar de forma mais rápida casos positivos da Covid-19 e poder intervir. É, portanto um reforço e estamos aprimorando nossa capacidade de combater o vírus”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti.

Dos 200 testes realizados no perído da manhã, numa tenda instalada próxima da Ponte da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai, três foram positivos na coleta por swab nasal, o que representa pouco mais de 1%.

“Por aqui circulam milhares de pessoas de outros países e de outras regiões do Brasil. Foz do Iguaçu é um ponto estratégico de testagem e vamos conseguir identificar com esta iniciativa, se mais pessoas estão com o vírus, podendo transmitir”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

PROGRAMA – Segundo as recomendações do plano, os testes devem ser aplicados para diagnosticar pessoas com e sem sintomas da Covid-19 e podem ser usados em locais de grande circulação. Em uma das estratégias, os estados e municípios serão orientados a fazer pontos de triagem, onde as pessoas serão convidadas a fazer o teste rápido voluntariamente.

Assim, será possível identificar os casos mais rapidamente, promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que devem fazer quarentena. Essa estratégia é usada para a busca ativa de pessoas que podem demorar para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19, o que ajuda a evitar a disseminação da doença. Os testes de antígeno também devem ser usados na investigação de surtos locais da Covid-19, como escolas e lares de idosos, por exemplo.

COMO FUNCIONA – O teste de antígeno funciona a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal. O exame detecta a presença de uma proteína do coronavírus, para mostrar se a pessoa está infectada e em uma fase com maior risco de transmissão. O teste Não necessita de um laboratório para ser processado, é de fácil manipulação e pode ficar em temperatura até 30º C. Com o resultado em 15 minutos, o teste de antígeno tem um grau de confiança elevado, graças a uma tecnologia avançada, que foi se aprimorando desde o começo da pandemia. No entanto, segundo o Ministério da Saúde é importante esclarecer que os testes RT-PCR continuam sendo usados como padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, são necessários para garantir o diagnóstico.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]