Na noite desta segunda-feira, 20, aconteceu a 30ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A sessão recebeu a presença do voluntariado do Instituto Pró-Vida para falar sobre o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicido.
As Indicações dos Vereadores tiveram temas diversos, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitou a realização de estudos para a estruturação de farmácias Distritais, principalmente em São Cristóvão. Valdir Luiz Cortellini (PSB), a reforma da academia ao ar livre do Distrito de São Cristóvão, Júlio Adilson Pires (PP), pavimentação asfáltica em via do Bairro Rio d´Areia e atenção em faixa de pedestres próximo ao Comércio Ervin Larsen no Bairro São Basílio Magno. Ednilson de Godoy (PV) indicou necessidade de redutores de velocidade em via do Bairro Bom Jesus e Celso Carlos Rocha (MDB) em via do Bairro São Bernardo. Alandra Roveda Grando (PL) indicou a necessidade de realização de ações para a prevenção do suicídio, como inserção de placas informativas em locais visados para os atos e de grande movimentação e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) iluminação em via do Bairro São Braz.
A Tribuna Popular contou com a presença do Voluntário do Instituto Pró-Vida União, Sr. Jonas, o qual discursou sobre o Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. Jonas explicou a história do Instituto Pró-Vida União, com origem a partir do Centro de Valorização da Vida, que nasceu em São Paulo em 1962 e hoje atua em todos os Estados do Brasil.
Em União da Vitória os trabalhos iniciaram em 2004 e atualmente conta com 23 voluntários que utilizam recursos próprios para a causa e dedicam tempo oferecendo, através de treinamento, o atendimento para quem sofre de vulnerabilidade, depressão, falta de ânimo através de alterações de comportamento e frases de alerta emitidas, todos indícios que podem levar ao suicídio.
Em vídeos apresentados na Sessão entre depoimentos, a depressão não é um luxo, nem “mimimi” ou forma de chamar atenção. A depressão é uma doença, como um câncer na alma, uma dor infinita e insuportável que parece que não vai passar e a pessoa acaba se matando para acabar com a dor. A maioria das pessoas que cometem suicídio, disfarçam, riem e até contam piadas, porém por dentro a depressão corrói.
Desde 2017 até o momento, através do desabafo por whatsapp e telefone 24 horas são 489 atendimentos, em plantões itinerantes 308, presenciais 232 no posto de atendimento, ideações suicidas 189 (17% das pessoas atendidas) e através do telefone fixo são 66 atendimentos.
Jonas trabalha desde 1980 na área e para sua experiência os números são alarmantes e é necessário divulgar o número para quem está carente e em situação fragilizada, quem está acamado e não tem vontade de levantar da cama. Jonas solicita ao poder público para que ajude a divulgar constantemente, pois, para os voluntários o setembro amarelo é lembrado todos os dias do ano.
Jonas mostrou um vídeo com o Cantor Carlinhos Brown, onde a música cantada menciona a importância em falar, pois, o silêncio contribui para a situação agravar. Em União da Vitória a Pró-Vida União funciona em sala cedida pela Prefeitura na Rodoviária e está disponível através dos telefones 3523 7217 – e whatsapp 24horas no 988 90 0279. No momento aberto aos vereadores para interação com Jonas, Alandra lembrou a importância em falar sobre o assunto, referindo-se a depressão como mal do século e a importância dos cartazes nas pontes, pois, quantos já chegaram até o local, ligaram para aquele número e desistiram; sendo assim, a grande necessidade um olhar intenso aos voluntários.
Os Vereadores Valdecir José Ratko, Anderson Cardoso e Emerson Litwinski parabenizaram o trabalho do Instituto. José Pedro Walck perguntou se o Instituto recebe algum recurso, ao que Sr. Jonas respondeu que não recebem incentivo financeiro, mas estão em local cedido pela Prefeitura e tem sua conta de telefone fixo, que não é utilizada para ligações particulares, somente atendimento e é paga pela Prefeitura, sendo que o restante das despesas são financiadas pelos próprios voluntários.
Cordovan perguntou quais as necessidades do Instituto, caso alguém queira ajudar, Jonas falou da necessidade de atualização dos números dos telefones que estão postadas nas duas cidades, a intensificação na distribuição das placas inclusive no perímetro rural, onde mulheres sofrem violência nas colônias e não tem a quem recorrer assim como outros fatos que demarcam a necessidade de atenção fora do perímetro urbano. Jonas comentou sobre anteparos colocados nas pontes em algumas cidades, todas formas de dificultar o ato do suicídio, de forma a não facilitar a ação.
Entre os Projetos votados durante a Sessão, o de número 46/2021 foi aprovado por unanimidade em segunda discussão, que altera o artigo 3.o da Lei 4493/2015, onde são ajustados situações pontuais de advogados municipais fazendo jus à percepção da verba arrecadada.
Em primeira discussão foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 22/2021 que denomina de João Luiz de Paula “Jairão” as arquibancadas do Estádio Álvaro Randon em São Cristóvão; 31/2021 que estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes em União da Vitória, ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona; e N.o 47/2021 que cria a Comissão Municipal de trânsito de União da Vitória – COMTRAN.
Entre os Requerimentos, o Vereador Anderson Cardoso (PROS) solicitou para a inclusão no programa de asfalto via do Bairro Limeira e juntamente ao Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) a manutenção da Mini Arena do Bairro São Sebastião. Edilson Godoy (PV) apontou a necessidade de reforma no imóvel onde hoje funciona o CAPS e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) a pavimentação asfáltica em via do Bairro São Braz.
Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores Ednilson de Godoy (PV), Waldir Luiz Cortellini (PSB), José Pedro Walck (PSD), Valdir José Ratko (PSD), Júlio Adilson Pires Filho (PP), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henick (SDD), Emerson Litwinski (PTC). O assunto mais comentado no Pequeno Expediente entre os EDIS foi o problema no Cemitério São Cristovão, motivo de queixa da população aos Vereadores, além de muros que estão caindo a necessidade apontada por Ratko, que já foi motivo de proposição, é a solução de um cemitério novo, afinal a população necessita de uma solução urgente neste sentido.
O Presidente da Casa finalizou a Sessão parabenizando a Equipe da União Pró-Vida, mencionou o Evento Conheça seu Exército, do qual fez parte durante a semana, a inauguração do novo bloco da UNESPAR e ressaltou a dedicação do trabalho dos Vereadores que estão com os olhos e cuidados para as diversas necessidades da população.
**Texto Assessoria da Câmara de Vereadores de União da Vitória