Sesc PR realiza programação teatral acessível online e gratuita na próxima semana » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sesc PR realiza programação teatral acessível online e gratuita na próxima semana


7 de outubro de 2021

Na segunda semana de outubro, o Sesc PR oferece uma programação artística especial para inclusão de pessoas surdas em atividades teatrais – tudo gratuito e on-line. As atividades são realizadas pela Cia. Fluctissonante, um coletivo teatral curitibano formado por artistas surdos e ouvintes, que pesquisa a criação teatral bilíngue, em Libras e Português.

No dia 13, quarta-feira, às 16h, será transmitido o espetáculo infanto-juvenil “Enquanto a chuva cai”, encenado em Português e Libras, que parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio à guerra e a diferença linguística não pode ser um empecilho para que se tornem cúmplices na luta pela sobrevivência. Então, em delicados jogos de cena, a comunicação e aproximação entre os dois acontecem.

Na sexta-feira, dia 15, acontece uma oficina com o tema “Introdução à criação cênica”, das 14h às 18h. Esta atividade apresenta exercícios introdutórios de criação teatral em Libras para pessoas surdas com ou sem experiência na área. O objetivo da ação é a criação de uma breve composição cênica autoral inspirada num texto de livre escolha.

A semana fecha com uma mesa redonda no sábado, dia 16, às 15h com o tema “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”. Chamado de “Pensamento Giratório”, o encontro é um momento aberto ao público que aborda os processos de criação, inclusão e acessibilidade que vêm sendo empregados pelo grupo em suas produções mais recentes. A Cia. Fluctissonante se debruça sobre o espetáculo “Enquanto a Chuva Cai” e reflete sobre caminhos passados, atuais e futuros para a arte inclusiva e acessível no Brasil. A transmissão do espetáculo acontece pelo canal do Sesc Brasil no YouTube. Já as ações formativas possuem vagas limitadas e os interessados devem realizar inscrição por meio do site AQUI.  

A oficina é destinada ao público surdo e também a professores/intérpretes de libras e ouvintes sinalizantes. As demais ações são abertas a todas as pessoas interessadas. Essa programação integra o festival Palco Giratório, uma ação do Sesc Brasil que reúne trabalhos cênicos de artista de todo o país.

Palco Giratório | Programação especial para pessoas surdas

Dia 13/10, às 16h: Espetáculo “Enquanto a chuva cai”

Dia 15/10, das 14h às 18h: Oficina “Introdução à criação cênica”

Dia 16/10, às 15h: Mesa redonda Pensamento Giratório “Processo criativo: pensando a inclusão e a acessibilidade teatral no presente e no futuro”

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]