Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia


19 de outubro de 2021

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da covid-19: cerca de 3 mil óbitos diários. Hoje (19), exatos seis meses após o ápice, o Ministério da Saúde informa que a vacinação em massa contra a doença surtiu efeito. Segundo a pasta, a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumula desde junho.

O boletim divulgado na noite de ontem (18) mostra que a média móvel de mortes está em 379,5, acompanhada pela queda expressiva também no número de novos casos da doença, que está em 12,3 mil ao dia.

“Nós temos um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, com mais de 38 mil salas de vacinação, capaz de vacinar mais de 2 milhões de brasileiros e um governo extremamente preocupado com a vida. Por isso, adquiriu mais de 550 milhões de doses de vacinas [contra a] covid-19, investiu bilhões com habilitação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) e vacinou mais de 90% da população brasileira com a primeira dose. Vacina é a saída para acabar com o caráter pandêmico da doença. Só assim vamos retornar para o nosso normal”, afirmou em nota o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo Queiroga, o sucesso da ampla campanha de vacinação deve se estender para 2022 com a compra antecipada de 354 milhões de doses de vacinas aprovadas no país. O plano de vacinação para 2022 foi apresentado no início do mês de outubro.

“Nós já temos asseguradas mais de 300 milhões de doses para vacinar a nossa população. É uma vacinação um pouco diferente do que aconteceu em 2021, porque não é uma vacinação primária. Mas, o mais importante é: teremos doses de vacinas para todos”, declarou Queiroga.

O painel de vacinação do Ministério da Saúde mostra que mais de 108 milhões de brasileiros já cumpriram integralmente o esquema vacinal. Essa população corresponde a 68% do público-alvo da campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI). A ferramenta informa, ainda, que 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose de reforço, recomendada para pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos) e profissionais de saúde.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Imagem assessoria A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória ampliará, a partir da próxima segunda-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e tem como objetivo aumentar a […]

PROERD forma 380 alunos e fortalece prevenção às drogas em União da Vitória 

Imagem assessoria Aconteceu nesta quinta-feira (25) a formatura de 380 alunos do 5º ano participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. A cerimônia foi realizada no Wooden […]

Proerd forma estudantes e fortalece prevenção às drogas em Porto União 

Imagem assessoria Na noite desta quinta-feira (25), o Cine Teatro Ópera, em Porto União, recebeu a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, familiares e membros da comunidade […]