Membros da Epagri participam de sessão da Câmara de vereadores de Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Membros da Epagri participam de sessão da Câmara de vereadores de Porto União


19 de outubro de 2021

A Câmara de Vereadores de Porto União realizou nesta segunda-feira, 18, sob a presidência de Gildo Masselai (PSDB), a 29ª Sessão Ordinária e a 17ª Sessão Extraordinária de 2021.

Na Sessão Ordinária estiveram presentes e fizeram uso da tribuna os engenheiros agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Daniel Dalgallo e Guilherme Gonçalves, que falaram dos 30 anos da empresa.

Segundo destacou Dalgallo, a empresa tem como objetivo levar o conhecimento para produção de alimentos, “porque a pesquisa e extensão Rural que já tem mais de 60 anos no Estado e das empresas que faziam e depois foram agrupadas e que deram origem a Epagri, sempre tiveram na agricultura familiar a vocação do nosso estado: a produção de alimentos. Então foi a ela destinada e outorgada para prestar a sociedade o conhecimento e as técnicas para produzir alimentos que transformam e que tornam nosso estado conhecido mundialmente, porque somos fortes na questão exportação e qualidade. Agora o futuro nos traz outras atribuições, mas nós jamais perderemos a vocação que é trabalhar com a produção de alimento”, destacou.

No telão da Câmara foi apresentado a história da empresa e os trabalhos realizados no município. Gonçalves destacou alguns dos trabalhos e os números realizados pela Epagri em Porto União. “De 2019 até 2021 foram 736 famílias atendidas, em 4.124 ações (atendimentos de escritório, remoto, visitas, ações grupais); 72 projetos de crédito, num total de R$ 2.3850.32,79, tendo R$ 165.239,00 de subsídios, desenvolvidas através dos diversos programas como Programa Terra Boa; Bovinocultura; Olericultura; Fruticultura; Apicultura, entre outros programas”, falou. Em seguida os vereadores fizeram perguntas aos engenheiros sobre os trabalhos da Epagri no município.

Masselai foi funcionário da Epagri por quase 30 anos. O Presidente agradeceu a vinda dos dois membros da entidade e destacou os trabalhos, “como foi explicado pelo Daniel, a Epagri foi o resultado da junção de outras empresas que existiam antigamente e que foram criadas em 1956 e teve seu primeiro presidente Glauco Olinger e em 1991 virou Epagri. Eu entrei em 1985 na empresa Epagri, quando eu tinha 6 anos de Acaresc (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina). Quero dizer as pessoas que nos acompanham que a Epagri é uma instituição pública que tem escritório em todos os municípios Santa Catarina, onde se oferece assistência técnica aos agricultores e as políticas públicas chegam no meio rural via Epagri”, lembrou o Presidente do Legislativo.

Em seguida na matéria da ordem do dia foram discutidos e aprovados em 2ª Discussão, os Projetos de Lei n° 014/2021, do vereador Marcelo Storck (PL) – suplente que assumiu por 60 dias – que dispõe sobre a inclusão das temáticas educação financeira e empreendedorismo na rede municipal de ensino; e n° 021/2021, de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), que denomina de “Caminho dos Ferroviários” o trecho entre a Praça Noely Luiz Giacomini até a Praça do Contestado.

Foi aprovado na Sessão Ordinária a Moção de Aplausos de autoria do vereador Miguel Von Guilsa (PSD), para o 1ª Cia da Polícia Militar de Porto União. Fizeram uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Gildo Masselai (PSDB); Miguel Von Guilsa (PSD); Vanessa Witiuk (PSD) e Fernando Barulho (PSDB).

Posteriormente ao final da Sessão Ordinária aconteceu a 17ª Sessão Extraordinária que teve os pareceres das comissões discutidos e aprovados e em seguida aprovado a emenda MODIFICATIVA apresentada pelo vereador Paulo Kovalski (PSDB) referente ao Projeto de Lei nº 046/21, do Executivo Municipal que versa sobre o Plano Plurianual – 2022 a 2025. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]