Chegam à União da Vitória, nesta terça-feira, 26, as motociclistas da Expedição Filhas do Paraná, que está percorrendo as 5 fronteiras do Estado do Paraná. No município, elas participam da Motociada em lembrança ao Outubro Rosa, que vai percorrer as principais ruas de União da Vitória e Porto União na quarta-feira, 27.
As motociclistas também plantarão na Casa Bebel e na Praça Coronel Amazonas mudas de Manacá da Serra, árvore que está sendo o símbolo da viagem que iniciou em Curitiba no dia 15 de outubro e que está sendo plantada em todas as cidades onde elas pernoitam. Em Porto União as motociclistas plantaram mudas de cerejeira rosa na Praça da Mulher.
A expedição está sendo realizada pela Confraria Filhas do Vento e da Liberdade, e percorrerá um total de 2.500 kms entre as cidades que compõem as 5 fronteiras do Paraná: São Paulo, Mato Grosso, Argentina, Paraguai e Santa Catarina.
Durante a expedição, as motociclistas também estão fazendo o mapeamento e documentação fotográfica do acervo histórico e natural, que vai ajudar na elaboração da rota de mototurismo 5 fronteiras, afim de difundir esse tipo de turismo na região.
Após a saída de União da Vitória, as motociclistas seguem viagem parando em Paula Freitas e com destino a São Mateus do Sul. O destino final é a cidade de Matinhos onde deverá ser encerrada a expedição.